Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 00:28
Atualização 24.07.2013 às 09:58
Publicação 24.07.2013 às 09:12
Secretaria debate políticas de atendimento a lésbicas, bissexuais e transsexuais no Madre Pelletier
Ariane disse que é necessário mudar o conceito sobre as mulheres apenadas
Foto de Caroline Paiva

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, promoveu nesta terça-feira (23) o Seminário de Políticas LBT "Falando sobre Sexualidade - Desconstruindo Preconceitos". O evento foi realizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), na Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Debater com todos os públicos femininos do Rio Grande do Sul é uma das prioridades da SPM, conforme destaca a secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão. "A garantia dos direitos humanos das mulheres se dá também a partir do conhecimento destes direitos. É isso que pretendemos com a capacitação das mulheres lésbicas, bissexuais e transsexuais que se encontram privadas de liberdade, trazendo para o ambiente delas questões referentes à saúde e à quebra de preconceitos", destaca.

Ariane apontou a necessidade de mudar o conceito sobre as mulheres em situação de prisão. "Precisamos dar visibilidade a essas mulheres, através do esclarecimento das políticas públicas, do enfrentamento à violência e da garantia de direitos", diz.

Evento teve a participação da secretária de Políticas Para as Mulheres, Ariane Leitão
Evento teve a participação da secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão

Houve palestras da coordenadora da Diversidade da SPM Nacional, Maria de Lourdes Rodrigues, da coordenadora de Direitos Humanos do Grupo Hospitalar Conceição, Carla Baptista, da representante da Liga Brasileira de Lésbicas, Claudete Costa e da médica ginecologista do Madre Pelletier, Sandra Cocaro.

A ação teve como foco a formação de gestoras e gestores que atuam junto às apenadas - como agentes penitenciárias, funcionárias e funcionários dos ambulatórios de saúde -, e as próprias mulheres apenadas, representando as galerias da penitenciária, para serem multiplicadoras da capacitação.

Ato contou com a presença de agentes penitenciárias, psicólogas, e também mulheres em situação de prisão
Ato contou com a presença de agentes penitenciárias, psicólogas, e também mulheres em situação de prisão

Ao final do encontro, o grupo formalizou os temas que serão abordados nas oficinas para as apenadas. Previstas para acontecer a partir de setembro, as oficinas vão abordar o empoderamento feminino, a saúde da mulher, a carteira social, a prevenção DST/AIDS e ainda um tema escolhido pelas participantes. 

 



Texto: Luana Mesa/Secretaria de Políticas para as Mulheres 
Fotos: Caroline Paiva/Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários