Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 04:56
Publicação 24.07.2013 às 15:08
Susepe instala tornozeleiras em presos de Torres

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) instala nesta quarta-feira (24), tornozeleiras em 10 detentos do Instituto Penal Masculino de Torres. Com esta medida - já que este era o número total de apenados -, a Susepe extingue o Instituto Penal e transforma o local em área de trabalho para as detentas do Presídio Feminino.
Atualmente, 200 presos estão sendo monitorados na Região Metropolitana e Torres. Segundo Cezar Moreira, chefe da DME, na próxima semana deverá iniciar a colocação de tornozeleiras em detentos do Vale do Sinos. Moreira acrescenta que são 194 presos da área de abrangência da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo, sendo 84 do Instituto Penal de Novo Hamburgo. De acordo com ele, após essas, a Susepe deverá iniciar o processo na Região da Serra.

Monitoramento

Com as tornozeleiras, cada preso tem sua rota monitorada entre a casa e o local de trabalho, com o cálculo de tempo máximo para o deslocamento. Dependendo do tipo de crime que cometeu, haverá áreas de exclusão do trajeto, locais onde não poderá se aproximar. Entre as vantagens do uso de tornozeleiras, segundo a Susepe, está a redução de danos ao preso, pois o mesmo retorna ao convívio social e familiar, se distanciando do ambiente prisional. Já a sociedade passa a ter mais segurança, pois os detentos são monitorados 24 horas por dia.

 
Marco Vieira
Assessoria de Comunicação da Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários