Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 09:51
Atualização 25.07.2013 às 18:13
Publicação 25.07.2013 às 13:21
Projeto Humanizarte em Charqueadas qualifica acolhimento das visitas na penitenciária
O grafite de Lucas Anão colore os espaços onde ocorre o encontro entre reclusos e visitantes
Foto de Divulgação CPM

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por intermédio da Coordenadoria Penitenciária da Mulher, realiza mais uma edição do projeto Humanizarte, agora na Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC). A ideia é a restauração dos espaços prisionais por onde circulam os visitantes dos presos, visando humanizar os locais. 

Crianças que também frequentam o espaço terão surpresa ao retornar
Crianças que também frequentam o espaço terão surpresa ao retornar

A Coordenadoria Penitenciária da Mulher, que já havia realizado o programa na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, se reuniu nesta quinta-feira (25) com a direção da Penitenciária de Charqueadas para dar início ao projeto. O Humanizarte oportuniza o recebimento das visitas em um ambiente personalizado, que procura ser mais acolhedor. 

Os pássaros grafitados são um símbolo do desejo pela liberdade
Os pássaros grafitados são um símbolo do desejo pela liberdade

De acordo com a psicóloga Sonia Modena, o projeto é de autoria da Coordenadoria Penitenciária da Mulher e do grafiteiro Lucas Anão. "A direção entende que o projeto causa um impacto positivo tanto para os visitantes quanto para os reclusos. Através do grafite do Lucas, a arte colore esses espaços áridos onde as famílias passam, no mínimo, uma vez por semana visitando homens ou mulheres em situação de prisão", observou. 

Lucas colore o local com criatividade
Lucas colore o local com criatividade

Segundo Sonia, na próxima segunda-feira (29), haverá uma nova visita da Coordenadoria Penitenciária da Mulher e de Lucas Anão para ampliar o projeto em outros espaços da casa prisional e, no dia 03 de agosto, ocorrerá uma atividade de integração entre visitantes e detentos, onde eles poderão juntos criar a arte que estampará os locais. 

Equipe da Coordenadoria Penitenciária da Mulher e direção da PEC
Equipe da Coordenadoria Penitenciária da Mulher, Lucas Anão (centro) e diretores da PEC 

 



Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários