Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 20:27
Atualização 05.08.2013 às 16:48
Publicação 05.08.2013 às 10:12
Presídio Central realiza confraternização para apenados e familiares
Evento reuniu mais de 300 pessoas no último sábado (3)
Foto de Neiva Motta.

O Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) promoveu, no último  (03.08), um encontro entre apenados e familiares no auditório da instituição. Dentro do projeto, Ensinando Valores, Construindo Vencedores e Resgatando Vidas, a segunda edição do evento reuniu mais de 350 pessoas .

Ligada à Igreja Evangélica Jesus Te Ama, a iniciativa é de cunho religioso e  objetiva resgatar a cidadania, a fé, a autoestima dos presos e seus familiares. Bolos e sucos feitos por apenados foram servidos ao público durante a manhã.

(microfone) Diretor do PCPA tenente Coronel Osvaldo Machado e tenente Jorge Becker, idealizador do projeto

O idealizador do projeto é o tenente Jorge Luiz Becker e o sargento Arizioli Maciel foi o responsável pela coordenação técnica do evento, com apoio de demais militares. O secretário da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, participou da abertura do evento, às 10h.

(esq) Sargento Maciel, Tenente Jorge Becker e diretor do PCPA, tenente coronel Osvaldo Machado

O superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Gelson Treiesleben, classificou a ação como nobre e enfatizou que o desenvolvimento de tais atitudes que elevam a fé, seja de que credo for, são válidas para transformar a vida do presos para melhor quando ele deixar a vida carcerária.

 

Apresentação do coral Vida Eterna

O diretor do PCPA, tenente coronel, Osvaldo Luis Machado, falou sobre a importância da realização destes programas que são ferramentas efetivas na recuperação social dentro casa prisional que abriga cerca de 4.500 homens, em Porto Alegre.

Ritual de batismo em piscina montada no palco do auditório do PCPA

Piscina e batismo

Apenados, familiares e militares iam às lágrimas a cada cântico de fé entoado pelos grupos formados por presos,"Vencedores em Cristo" e "Coral Vida Eterna", por obreiras de igreja evangélica. A programação contou ainda com leituras de versículos do Evangelho e batismo na água de 16 apenados. Para tanto, uma piscina foi montada no palco do auditório do PCPA.

Entrega de certificados de batismo feito por familiar de apenado

Becker explicou que a restauração da alma para o bem, nasce quando o homem se entrega à misericórdia de Deus, independentemente de onde ele esteja.  Já são centenas de homens da galeria G que deixaram a vida do crime e drogas graças às ações deste projeto, liderado por Becker, comprovados por testemunhos emocionados dados pelos próprios apenados. Além disso, os filhos dos apenados receberam a consagração do pastor Adir Fernando dos Santos, do Ministério Protético Palavra Genuína.

Crianças se divertiram durante evento 

Fé e recuperação

 O preso J.T. disse que antes de entrar no projeto consumia muita droga, chegando até traficar . "Preso, vi chances de mudar de vida. Me inseri nos grupos de orações  que me fizeram refletir a vida desregrada que eu levava. Com isso,  tive uma oportunidade de me redimir dos erros que cometi. Consegui até comprar um carro,pois sobra dinheiro, limpo e suado, que vem do meu trabalho digno na rua. Ele entrou em liberdade há quatro meses e foi convidado para dar seu testemunho de recuperação iniciada no PCPA.

Bolos e sucos feitos por apenados com contribuição de militares foram oferecidos ao público

Já, L.M. disse que se estivesse em liberdade, com certeza não seria um bom pai. "Pela fé, aprendi a ter valores, amar meus filhos e ser um homem mais digno, ainda que eu esteja pagando pelos meus erros cometidos contra a sociedade, sou abençoado por estar inserido neste projeto", declarou.

O evento contou com o apoio de diversos militares

Para o acadêmico de Direito, M.L, irmão de um apenado,durante seu relato, acrescentou que o PCPA  não é o pior presídio da América Latina, como conceituam algumas entidades e mídia. "Constatamos galerias reformadas, limpas  e organizadas, Aqui, há oportunidade de trabalhar e estudar. Mas o mais importante, é uma casa prisional que oferece também oportunidades em recuperar pessoas diante das dificuldades e desafios". lembrou.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários