Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 19:23
Atualização 15.08.2013 às 13:12
Publicação 15.08.2013 às 11:42
Avançam as obras de penitenciárias que irão desafogar o Presídio Central
Mais de 65% das obras concluídas
Foto de Susepe divulgação

Cerca de 65% da obra da Penitenciária de Venâncio Aires já está concluída, dentro do cronograma estabelecido no início dos trabalhos, em abril, pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A previsão de conclusão é novembro de 2013, com o processo de ocupação previsto para o início de 2014. A nova unidade prisional terá 529 vagas de regime fechado e serão destinadas 300 vagas para desafogar o Presídio Central e 229 para detentos da Região do Vale do Rio Pardo.

A Penitenciária de Venâncio Aires está sendo construída no sistema pré-moldado, que é um método mais rápido de execução, por utilizar peças já produzidas e monoblocos. Os recursos são do Governo do Estado, no valor de R$ 22 milhões, por meio de financiamento do BNDES.

Guaíba, Montenegro e Charqueadas

Além desta, outras obras estão em andamento para ajudar a desafogar o Presídio Central, como a Penitenciária de Guaíba, com 672 vagas, e mais de 50% executada, um módulo na Penitenciária Modulada de Montenegro, com 500 vagas, já concluída, aguardando o término da obra de esgoto para ocupação. Também está em finalização um módulo na Penitenciária Modulada de Charqueadas, com 500 vagas, sendo que 250 já foram ocupadas, e as demais aguardando obras de guarita e pórtico. A previsão da entrega dos módulos é para o final de 2013.

Canoas

A obra da primeira penitenciária em Canoas deverá iniciar nos próximos dias. Já houve a retirada dos eucaliptos e o terreno está sendo preparado para a terraplanagem. Posteriormente, iniciará a montagem dos monoblocos pré-moldados. O sistema construtivo desta unidade prisional é o mesmo que está sendo realizado em Venâncio Aires. A penitenciária terá 393 vagas e a previsão de conclusão é junho de 2014.

Começaram as obras da Penitenciária de Canoas (Foto Antonio Collar/Susepe)


Da esq p/ dir  eng. de execução da empresa contratada, Ronei de Borba; e pela Susepe, eng. florestal, Mauro Martini e arq. Alexandre Micol. Também esteve visitando a obra a Gerente de Projetos Estratégicos do Departamento de Engenharia da Susepe, Daniela Reveilleau. (Foto Antonio Collar)

 



Marco Vieira
Assessoria de Comunicação da Susepe 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários