Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 06:38
Atualização 16.08.2013 às 18:23
Publicação 16.08.2013 às 18:07
Penitenciária Estadual do Jacuí realiza seminário sobre paternidade
Atividade contou com 33 apenados que frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens
Foto de Neiva Motta

A Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ),realizou o 4ª Seminário de Integração Educação-Saúde Paternidade Consciente. A atividade, que se iniciou no dia 12 agosto, e se encerrou nesta sexta-feira (16), contou com a participação de 33 apenados que frequentam as aulas do Núcleo Estadual de Educação de Jovens (Neeja). Eles receberam certificados de participação.

Durante a programação, profissionais da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), em parceria com técnicos da Secretaria Estadual da Educação e Secretaria da Saúde ministraram palestras sobre leis penais e doenças sexualmente transmissíveis. Para a professora do Neeja na Penitenciária, Maria Zeloí Oliveira, o objetivo do evento foi atender às necessidades de informações e agilizar o atendimento nas áreas de saúde, jurídica, psicológica e assistência social, solicitadas pelos próprios apenados.

Professoras do NEEJA e parte da equipe técnica que palestrou durante os quatro dias  no seminário "Paternidade Consciente", na PEJ


Letícia Selva, psicóloga na PEJ, disse que, durante o seminário, os apenados mostraram preocupação em registrar os filhos, embora esbarrem na falta de documentação exigida por lei. "Temos um projeto de organizar, com parcerias, um mutirão para que eles tenham acesso à confecção dos documentos. A maioria chega à rede prisional sem CPF e nem RG", destaca.

"A PEJ, em parceria com o Departamento de Tratamento Penal da Susepe, vem implementando diversas ações para promover a dignidade e acesso aos direitos dos apenados", disse o tenente Antônio Xavier Castro, da PEJ. Conforme a palestrante, enfermeira Márcia Pinheiro, as perguntas mais comuns foram sobre a transmissão de doenças, diagnóstico e cura. Segundo a profissional, a Penitenciária fornece preservativos sempre que solicitados." Trabalhamos bastante a questão da prevenção na rede prisional", explica. Com isso, já na próxima segunda (19), inicia a primeira aula do curso de garçom na PEJ, dentro do Pronatec Prisional, que prevê a qualificação profissional dos apenados.


(esq) Professora Maria Zeloí Oliveira, tenente Castro e enfermeira Márcia Pinheiro

 

 

Neiva Motta
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários