Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 20:36
Atualização 30.08.2013 às 15:27
Publicação 30.08.2013 às 15:10
Apenadas da penitenciária de Guaíba fazem exame de prevenção do câncer de mama
Exames são feitos de forma ágil e com garantia de qualidade a uma população pré-determinada
Foto de Divulgação

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Coordenadoria Penitenciária da Mulher e o Departamento de Tratamento Penal/Saúde Prisional, oferece às apenadas da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba a segunda etapa de realização de exames de prevenção do câncer de mama. A ação, que termina nesta sexta-feira (30), foi viabilizada por meio de parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Instituto de Mama do Rio Grande do Sul (Imama). 

Os testes iniciaram-se na quinta-feira (29) e já beneficiaram 50 mulheres até o momento. Os exames são realizados pela coordenadora do Programa Mamamóvel, Denise Bonorino, e pela técnica em Radiologia Tais Goulart. 

A diretora da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, Bárbara Tassoni, afirmou que a iniciativa serve para que as mulheres privadas de liberdade tenham acesso ao exame. "É importante a prevenção, já que o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, pode garantir até 95% de chances de cura", observou. 

A Coordenadoria Penitenciária da Mulher e o Departamento de Tratamento Penal/Saúde Prisional também realizarão o programa de prevenção na Penitenciária Feminina Madre Pelletier e no Instituto Penal Feminino de Porto Alegre. 

Programa Mamamóvel 

O Mamamóvel é um caminhão do Imama equipado com mamógrafo, aparelho que possibilita o diagnóstico do câncer de mama. A unidade móvel circula pelo Estado, visando facilitar o acesso ao exame de mamografia e às informações sobre a importância da prevenção. O programa realiza os exames de forma ágil e com garantia de qualidade a uma população pré-determinada.

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários