Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 22:05
Publicação 30.08.2013 às 16:01
Ampliado programa de atenção à saúde das apenadas do Presídio Feminino de Torres
Reunião também tratou da construção de uma UBS na área do presídio
Foto de Neiva Motta.

O programa de atenção básica à saúde das apenadas do regime fechado do Presídio Feminino de Torres foi ampliado em acordo que reuniu integrantes da Susepe, e das secretarias estadual e municipal de saúde, nesta sexta-feira (30). A parceria entre as instituições prevê a presença integral de uma técnica de enfermagem que vai atender três vezes por semana no ambulatório da casa prisional, a partir da próxima segunda-feira (2), beneficiando quase cem apenadas.

A diretora do estabelecimento prisional, Maria de Lourdes Bohm Milani, destacou a atenção qualificada oferecida à Susepe "quando as apenadas precisam ser removidas para atendimentos urgentes até hospitais e Unidade Básica de Saúde (UBS) do município." As mulheres já têm acesso a realização de exames, vacinas e testagens de doenças orientados por uma médica da prefeitura, que atende uma vez por mês, informa a chefe de segurança Rosalva Soares, que citou a redução de custos para o Estado, entre outras, com atendimentos preventivos no âmbito da casa prisional.

A secretária municipal de Saúde de Torres, Karla Mattos, reiteirou que os serviços integrados em rede locais e regionais viabilizam mais atenção à saúde das mulheres em situação de prisão. "Mas, nossa gestão vem priorizando o efetivo serviço para todos os públicos. Para tanto, estamos apostando nas capacitações semanais com as equipes responsáveis. O tratamento deve ser igualitário e justo para todos os usuários que procuram o sistema de saúde municipal, como preconiza a Constituição. Para com as mulheres em situação de prisão, não seria diferente", disse.

Encaminhamento
Durante o encontro, a Susepe solicitou a implantação de uma UBS dentro da área prisional. "Vamos encaminhar o projeto estrutural e burocrático da construção da unidade de saúde para as instâncias competentes a fim de que passe por análise e, depois, a aprovação", explicou a diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Sandra Fonseca. O presídio tem 63 apenadas, mas capacidade para 78 vagas e está localizado na região litorânea do RS.

Texto: Neiva Motta

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários