Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 01:28
Atualização 11.09.2013 às 09:14
Publicação 10.09.2013 às 16:45
Apenados do Presídio de São Luiz Gonzaga transformam caça-níqueis em móveis
Objetivo é reutilizar as máquinas caça-níqueis apreendidas pelo Ministério Público
Foto de Divulgação

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio do Presídio Estadual de São Luiz Gonzaga (Peslg), realiza uma parceria inédita com o Ministério Público do Estado na transformação de máquinas caça-níqueis em móveis novos, através do projeto "Alquimia". A iniciativa partiu do Conselho da Comunidade do município de São Luiz Gonzaga e da administração do Peslg, pelo administrador Brasil Jornada Finamor. 

Com o objetivo de reutilizar as máquinas caça-níqueis apreendidas pelo Ministério Público, o projeto oportuniza aos apenados o reaproveitamento da madeira na fabricação de artesanato, auxiliando na geração de renda. Móveis, suporte para cuias, mesas de centro, brinquedos, porta joias, entre outras peças, são confeccionadas pelos detentos. O projeto já funciona há cerca de um ano e meio. 

Segundo o diretor substituto do Peslg, Gilmar Colpo Arcy, a marcenaria do presídio foi reformada para atender aos novos trabalhos. "Com o projeto, cerca de 25 beliches foram confeccionados para o presídio de Itaqui, e a 3ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), bem como o próprio Peslg, tiveram alguns móveis reformados", comentou. 

As partes eletrônicas das máquinas, quando em condições de uso, são distribuídas para suprir a necessidade de entidades como escolas, creches e os presídios da região que necessitarem dos equipamentos. 

Projeto Alquimia 

O nome do projeto Alquimia se dá devido a uma prática esotérica antiga que consistia na transformação de elementos. Dizia-se que os alquimistas transformavam metais não-nobres em ouro. 



Caroline Paiva
Imprensa Susepe 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários