Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 16:15
Atualização 12.09.2013 às 08:57
Publicação 11.09.2013 às 15:05
Penitenciária Estadual de Rio Grande amplia equipe de saúde
Excelência no atendimento à saúde prisional em Rio Grande
Foto de Neiva Motta

A Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) passa a contar com mais uma equipe de saúde para atender na Unidade Básica de Saúde (UBS). Inaugurada em março deste ano, a UBS está localizada nas dependências da casa prisional.

O reforço profissional vai contar com mais (01) médica, (01) enfermeira e (01) técnica de enfermagem, que passarão a atender em dois turnos já no mês de setembro.

UBS

Com 15 salas, a unidade oferece serviços odontológicos, ambulatorial, vacinas, pré-câncer, pré-natal e cauterizações, além de atendimentos psicoterápicos e de assistência social. Todas as mulheres em situação de prisão abrigadas na ala feminina da PERG recebem atendimento médico. Atualmente, são 27 apenadas e 891 homens a população carcerária do local.

A atenção à saúde prisional atende a Portaria Interministerial 1777/2003 integrando ações do Ministério da Saúde, Governo do Estado e município de Rio Grande. A Susepe já disponibiliza 22 equipes de saúde em todo o RS. Em dois anos, foram implantadas 14 equipes, a meta é dar 100% de cobertura no RS.

Prevenção e economia

O diretor da PERG, Guilherme Ulguim, lembrou que o atendimento preventivo à saúde oferece benefícios a todos. Há redução de custos no transporte com escoltas até hospitais nas situações em que requerem atenção emergencial. “Com mais profissionais na área, vamos reduzir o agravamento de doenças e maximizar o tratamento na própria prisão, conforme o diagnóstico”, concluiu o diretor. Caso o apenado necessite de médico especialista, ele é transportado até um hospital da rede SUS.

 A equipe

Os novos três profissionais vão se somar a equipe já existente na PERG, composta por (01) médico, (01) enfermeira, (01) auxiliar de saúde bucal, (01) técnica de enfermagem, (01) odontólogo e (01) assistente social.

 

Diretor da PERG Guilherme Ulguim com a equipe de saúde

 

Confraternização para receber os novos trabalhadores da saúde

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários