Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 11:48
Atualização 23.09.2013 às 12:04
Publicação 17.09.2013 às 10:34
Susepe é o 1º órgão do Estado a criar programa de prevenção da saúde do servidor
Reunião do Grupo de Trabalho que vai definir a organização da comissão
Foto de Neiva Motta

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) é o primeiro órgão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul a instituir o Programa de Segurança e Saúde do Servidor. A portaria foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (17), e tem como finalidade coordenar e integrar ações de promoção, prevenção e acompanhamento da segurança e saúde do servidor, além de tratamento e reabilitação.

A ação está inserida no Programa de Valorização e Atenção à Saúde Física e Mental dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, e faz parte do Plano Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho, do Governo Federal.

A chefe da Divisão de Recursos Humanos (DRH) da Susepe, Elizete Ventorini, que coordena o programa, ressalta que são altos os índices de licenças para tratamento da saúde do servidor penitenciário, considerando a peculiaridade da atividade, quanto aos riscos que a envolve. Segundo ela, "tanto nas tarefas de administração e segurança dos estabelecimentos prisionais, quanto nas de movimentação externa de presos", enfatiza.

Promoção e prevenção

O chefe da Divisão de Planejamento da Susepe, Fabio Heinen, explica que foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que vai definir a forma de organização da Comissão Interna de Segurança e Saúde do Serviço Penitenciário (Cissspen) a ser estabelecida em cada uma das 10 regiões penitenciárias. Fabio ressalta que as Cissspens terão a função de desenvolver projetos e ações voltados para a promoção e prevenção da segurança e saúde do servidor, especialmente, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

O superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, enfatiza a importância deste programa de prevenção não só nas questões de segurança, mas também na prevenção psicossocial. Treiesleben faz questão de salientar a função da Seção de Atendimento ao Servidor da Susepe (SASS), responsável pelos atendimentos psicológicos em todas as regiões do Estado.

 

Marco Vieira
Imprensa Susepe 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários