Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 06:15
Atualização 31.10.2013 às 17:03
Publicação 31.10.2013 às 15:29
Apenadas de Rio Grande ganham avaliações de saúde
Mais de 70 apenadas fizeram exames de saúde em Rio Grande
Foto de Neiva Motta

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) concluiu, nesta quarta-feira, (30), os serviços de atendimento à saúde física das mulheres em situação de prisã...o, recolhidas na ala feminina da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg). Em parceria com o Estado, a equipe de saúde da prefeitura de Rio Grande realizou todo o atendimento. Em turno integral, durante o mês de outubro, os profissionais aplicaram testes de glicemia, verificação de pressão arterial, avaliação ponderal, teste rápido para HIV e VARL e coleta do Papanicolau.

Equipe de saúde da prefeitura de Rio Grande


Mais de 70 mulheres foram atendidas durante campanha, que fez alusão ao Outubro Rosa, que visa estimular as mulheres a realizar testes do câncer de mama. O diretor da Perg, Guilherme Ulguim, destacou o empenho de todos os servidores da casa para o sucesso do projeto, que contou também com palestras apresentadas por nutricionista e psicólogas, além do acesso à sessão de embelezamentos estéticos.

 A diretora adjunta do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Mariza Rosa, reiteirou os avanços à saúde das mulheres nas prisões." Além de tratarmos a apenada com dignidade, estamos promovendo o acesso a um direito que lhes é assegurado pela Lei das Execuções Penais (LEP)", afirmou a profissional, durante visita à Perg.

Galeria feminina recebeu decoração temática à campanha mundial "Outubro Rosa"


 
Já a titular da Coordenadoria Penitenciária da Mulher da Assessoria dos Direitos Humanos da Susepe, Anelise Pereira, informou que em dias de visitas são distribuídos panfletos da Lei Maria da Penha, a fim de prevenir as mulheres que visitam seus familiares no sistema prisional. "A ideia é conscientizar este público para que não venham cometer crimes motivadas pelo medo ou pela ânsia de poder ajudar seus filhos, maridos ou companheiros", ressaltou Anelise, que estava acompanhada das psicólogas da Sonia Modena e Fernanda Cunha da ADH.

Equipe de saúde da prefeitura com servidores penitenciários na parceria de trabalho que foi considerada um exitosa pela direção da PERG

 

Excelência em atendimento à saúde

A Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg) é referência no atendimento em saúde prisional. Em setembro, a Unidade Básica de Saúde passou a contar com mais uma equipe de saúde. Ao reforço profissional, somaram-se mais uma médica, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, que atendem os homens e mulheres da Perg, em dois turnos.

Diversos exames foram realizados nas mulheres em situação de prisão na UBS dentro da PERG


Com 15 salas, a unidade oferece serviços odontológicos, ambulatorial, vacinas, pré-câncer, pré-natal e cauterizações, além de atendimentos psicoterápicos e de assistência social. Todas as mulheres em situação de prisão abrigadas na ala feminina da Perg recebem atendimento médico.

 

Mais imagens deste evento está na página oficial do facebook

 

 

Texto e foto: Neiva Motta

Imprensa Susepe

 

 

 

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários