Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 15:06
Atualização 15.04.2014 às 09:59
Publicação 14.04.2014 às 17:08
Secretário recebe comitiva peruana que verifica sistema de construção de presídios no Estado
Comitiva veio conhecer os presídios do RS
Foto de Guilherme Engelke

O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, recebeu nesta segunda-feira (14) uma comitiva da República do Peru, que veio ao RS conhecer o sistema de construção de presídios no Estado. A representação do Peru foi coordenada pelo presidente do Instituto Nacional Penitenciário (Inpe), José Perez Guadalupe - órgão equivalente no Brasil ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça - e também presidente do Conselho Nacional Penitenciário.


O trabalho prisional foi apresentado por meio da revista produzida pela
assessoria de imprensa da Susepe. Foto: Neiva Motta

O objetivo da visita, segundo José Guadalupe, é conhecer o sistema de construção pré-moldado, por ser mais rápido e com menor custo do que o método tradicional. Segundo ele, o déficit prisional do Peru hoje é de 37 mil vagas, para uma população carcerária de 68 mil detentos. Sobre o perfil dos presos, ressaltou que o tráfico de drogas é de 25%, enquando os crimes sexuais atingem 20%, "um número elevado". Enfatizou que no Peru não existe o sistema semiaberto, e as penas para homicídios vão de 8 a 20 anos.


O projeto de construção gaúcho agradou os peruanos. Foto: Neiva Motta

Sistema construtivo

O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, falou da importância destes encontros internacionais para a troca de conhecimentos. "Os peruanos ficaram sabendo do que estamos fazendo para criar vagas de uma forma mais rápida e mais barata." Michels fez questão de lembrar que o Governo do Estado está construindo mais de 4 mil vagas para desafogar o Presídio Central de Porto Alegre. "Até o final deste ano estaremos com essas obras concluídas", garantiu o secretário.

A comitiva do Peru vai visitar as obras da Penitenciária de Canoas, de Venâncio Aires além da Penitenciária Feminina de Guaíba. Também faz parte do roteiro visita ao sistema prisional de Santa Catarina. Participaram do encontro o superintendente dos Serviços Penitenciários do RS, Gelson Treiesleben, o diretor da Verdi Construções, Henrique Deboni, e os diretores do Inpe, Cesar Pastor e Renzo Cornejo.

 

 

Texto: Marco Vieira/Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários