Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 04:04
Atualização 24.04.2014 às 14:16
Publicação 23.04.2014 às 14:27
Atrações do Festival Internacional do Teatro de Rua são exibidas em presídios do RS
A ação ocorre concomitante às atrações do Festival Internacional de Teatro de Rua
Foto de Neiva Motta.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Coordenadoria da Juventude, levou para apenados da galeria E1 do Presídio Central de Porto Alegre a peça “Brasil Pequeno Itinerante”, da diretora e atriz, Genifer Gerhardt, nesta terça-feira (22). A encenação contou histórias recolhidas nas andanças feitas pelo Brasil com articulação de bonecos em miniaturas. A ação ocorre concomitante às atrações do Festival Internacional de Teatro de Rua, que está sendo exibido em diversos locais, em Porto Alegre.

De acordo com a coordenadora da Juventude, a psicóloga Janice Ribeiro, a ideia é viabilizar o que preceitua a Lei das Execuções Penais (LEP), que trata dos direitos dos apenados à inclusão à arte, cultura e lazer.

A ação contou com a interação dos apenados

Durante apresentação, uma sanfona foi utilizada para ambientar alguns contos que saiam de seus bolsos em forma de bonecos miúdos. Genifer Gerhardt é palhaça e bonequeira e em 2005 decidiu levar seus bonecos minúsculos em apresentações pelo Brasil afora.

Por ser um dia de visitas, as mães dos apenados, emocionadas com a apresentação, tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo junto ao seus filhos. Representantes do Observatório da Juventude, Grupo Odomodê, estudantes do IPA, Assessoria dos Direitos Humanos da Susepe, Coordenadoria da Juventude e servidores do Instituto Psquiátrico Forense (IPF) participaram do espetáculo. A penitenciária feminina de Guaíba receberá o evento no próximo dia 24.

 

Apresentação na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba

 

Na quinta-feira (24), o grupo brasiliense Andaime Companhia de Teatro, por meio do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, visitou a PEFG com a peça Poéticas Urbanas. O espetáculo foi realizado para cerca de 30 apenadas, no pátio da galeria B.

 

Apenadas sentaram no sol para acompanhar a apresentação

Apenadas sentaram no pátio da galeria B para acompanhar a apresentação

 

 

Atrizes em cena da peça Poéticas Urbanas

 

Texto: Neiva Motta
Fotos: Neiva Motta e Antônio Collar

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários