Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 02:40
Atualização 01.08.2014 às 13:47
Publicação 01.08.2014 às 11:19
Apenados do Jovem Aprendiz no Presídio Central recebem carteira de trabalho assinada e benefícios
Participantes terão direito a todos os benefícios referentes ao INSS, como o recebimento de 1/3 de férias, Fundo de Garantia e 13º salário
Foto de Neiva Motta

Dezesseis estudantes inseridos no Programa Jovem Aprendiz receberam nesta quinta-feira (31) suas carteiras de trabalho assinadas pela empresa parceira. As assistentes sociais Dalva Müller e Elaine de Oliveira, responsável pela implantação do Jovem Aprendiz no Presídio Central de Porto Alegre (PCPA), apresentaram aos estudantes os contra-cheques e cartões do banco com a senha, que ficarão na responsabilidade dos familiares.

O direito a todos os benefícios referentes ao INSS, como o recebimento de 1/3 de férias, Fundo de Garantia e 13º salário, serão assegurados.

 


Inclusão e parcerias
Os apenados frequentam o curso de Assistente Comercial e deverão cumprir a carga horária de 1.100 horas/aula. Para a maioria destes jovens é a primeira oportunidade de ter, além do vínculo empregatício, a experiência que facilitará inclusão no mercado de trabalho, posteriormente.

O vice-diretor do PCPA, major Dagoberto Albuquerque, lembrou que o Jovem Aprendiz resgata a cidadania. "Trata-se de um pequeno grupo contemplado com a capacitação, mas os participantes já poderão sair daqui afirmando que são cidadãos de fato”, disse.

A oportunidade deve ser aproveitada lembrando que eles têm direitos, mas, sobretudo, deveres para iniciar a nova vida. “É uma união de esforços do poder público com a iniciativa privada na inclusão social”, informou o diretor do PCPA, tenente-coronel Osvaldo.


Remissão por estudo
Um dos participante do Jovem Aprendiz, K. M., de 21 anos, ficou emocionado ao lembrar do apoio da família para que ele se integrasse ao projeto. Satisfeito, vai pedir a sua mãe que guarde seu salário para quando entrar em liberdade fazer sua primeira carteira de motorista. A remissão, que a cada 12 horas de estudo diminui um da pena, foi outro benefício lembrado.

A assistente social do PCPA, Eliane de Oliveira, reiteirou a participação dos familiares, que ficam felizes ao saber que seus entes estão se qualificando no sistema prisional. “Mães e esposas ligam a todo instante para nos agradecer pela existência deste programa aqui dentro do Central”, comentou.


Qualificação
As aulas são ministradas pelo professor Pablo Bess, do Senac. Segundo ele, conceitos de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, matemática financeira e empresarial já foram ensinadas por meio de leituras e trabalhos desenvolvidos durante aulas. “Eles demonstram muita concentração nos estudos, que chega a ser superior aos demais alunos que tenho fora do sistema prisional. Sem dúvida, se não fosse o interesse deles, não existiria este projeto”, reiteirou Bess.

Conforme a diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Sandra Fonseca, empreender e ter perseverança são critérios que antecedem o sucesso do desejo da inserção. “Atingir o êxito só dependerá do empenho de cada um de vocês”, enfatizou a diretora no ato de entrega dos documentos nesta tarde.


Requisitos
A assistente social Rosane Lazzarotto, responsável pelo programa na Susepe, ressalta que é a primeira turma do programa beneficiada pela empresa cotizadora, no caso, o Zaffari. Ela explica ainda que os participantes devem ter entre 18 a 24 anos incompletos, ser estudante ou ter concluído o Ensino Médio. Os apenados estudantes recebem remuneração mensal no valor de meio salário mínimo ao assinarem o contrato de trabalho, e terão suas Carteiras de Trabalho assinadas.


O que é
O Jovem Aprendiz é um programa de formação técnico-profissional de jovens entre 18 e 24 anos incompletos, onde terão oportunidade de ampliar as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho ao final do curso. No momento em que a empresa cotizadora assina o contrato, os jovens passam a ter a carteira de trabalho assinada.

 

Texto e fotos: Neiva Motta

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários