Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 10:23
Atualização 27.08.2014 às 09:15
Publicação 25.08.2014 às 16:28
Fábrica de sabão ecológico em Santo Ângelo atinge produção de 15.000 unidades/mês
Detentos reutilizam óleo de cozinha de restaurantes e residências para produzir o sabão
Foto de Neiva Motta

O Albergue Estadual de Santo Ângelo conta, em sua área externa, com uma fábrica de sabão ecológico, o que gera trabalho e renda para apenados da 3ª Região Penitenciária do RS. Os detentos reutilizam óleo de cozinha de restaurantes e residências para produzir o sabão. Em média, são 15.000 unidades produzidas ao mês, para uso próprio dos apenados.

A iniciativa conta com o apoio da Eletrosul, restaurante Arena Grill, Mekal- Distribuidora de Material de Limpeza, Justiça Federal, Poder Judiciário e Ministério Público. O projeto já conquistou Ouro na categoria Participação Comunitária pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), no 8º Prêmio Responsabilidade Social promovido pelo Sinepe/RS.

A inauguração da fábrica Sabão Ecológico Solidário ocorreu no mês de março deste ano. Pleiteado à Eletrosul, pelo Conselho da Comunidade, a empresa patrocinou R$ 20 mil para a implantação da fábrica na área externa do Instituto Penal de Santo Ângelo (IPSA). As obras do prédio iniciaram-se em abril de 2012 e foram feitas pelos próprios apenados. A fábrica tem licença ambiental, alvará dos bombeiros e de funcionamento. O sabão foi batizado de "curumim".

De acordo com o gestor da fábrica, Jair Félix, a ideia é construir um refeitório no local, além de ampliar a área de fabricação.

 

Neiva Motta
Assessoria de Comunicação

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários