Página Inicial
Bem-vindo
20 de Abril de 2024, 13:20
Publicação 16.09.2014 às 16:18
Susepe propõe força-tarefa para inauguração dos presídios de Venâncio Aires e Canoas
Ação integra a desocupação do Presídio Central
Foto de Joice Proença

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (16), no Palácio Piratini, o Governo do Estado e a direção do Sindicato dos Servidores Penitenciários do RS (Amapergs – Sindicato), negociaram a viabilização da inauguração das penitenciárias de Venâncio Aires e Canoas, previstas para outubro.

O diálogo entre o executivo e a categoria resultou na proposição de uma força-tarefa, que atuará com servidores penitenciários cumprindo diárias nos presídios, até que os 602 concursados, que estão realizando curso de formação, estejam aptos para assumirem suas funções.

Ao todo serão abertas inscrições para 280 diárias mensais de deslocamento, sendo 160 para o presídio de Venâncio Aires e 120 para o de Canoas. A adesão à força-tarefa ocorrerá de forma voluntária e as inscrições serão realizadas de 17 a 24 de setembro. As informações serão disponibilizadas no site da Susepe.

Participaram da reunião o chefe da Casa Civil, Flávio Helmann, a secretária de Assessoramento Superior, Mari Perusso, o Superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben e a Secretária-Geral de Governo adjunto, Iti Guimarães.

Desocupação do Presídio Central

A inauguração das penitenciárias de Venâncio Aires e Canoas é o resultado de um compromisso do Estado em desocupar o Presídio Central. Além dos 602 agentes que estão em curso de formação, em dezembro será iniciada uma nova turma.  Também está previsto o lançamento de edital para um novo concurso público, com 400 vagas, em janeiro de 2015.

Durante o encontro foi acordada, ainda, a participação da Amapergs-Sindicato no Comitê Gestor do Presídio Canoas 1, que terá um modelo diferente de gestão prisional.

 

Texto: Casa Civil RS

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários