Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 11:09
Publicação 22.09.2014 às 12:20
Adeus à Maria Tavares!
O corpo foi sepultado nesta segunda-feira (22) no cemitério Jardim da Paz
Foto de Neiva Motta

Direção, apenados, familiares, autoridades do Judiciário e Secretaria da Segurança Pública se despediram da assistente social Maria Ribeiro da Silva Tavares, 102 anos, nesta segunda-feira (22) .O corpo foi velado durante esta manhã no antigo casarão do Patronato Lima Drummond e foi sepultado no Cemitério Jardim da Paz, no Bairro Agronomia, às 11h30.

A assistente social morreu no domingo (21). Ela apresentava problemas respiratórios e estava internada há uma semana no Hospital Ernesto Dorneles.

 

Dona Maria fundou o Patronato Lima Drummond em 1942, onde abrigava homens cumpridores de pena. Diversas práticas de inclusão social são implantadas a partir de um convênio com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Maria era referência na inclusão social de apenados do regime semiaberto em Porto Alegre e RS

 Para a Susepe, dona Maria foi pioneira em acreditar que a sociedade também era protagonista da recuperação social. Ela não media esforços para executar seu profissionalismo social aliado ao humanismo com que tratava os presos.  Atualmente, estava sob os cuidados de um ex apenado, com quem convivia havia mais de doze anos.

 

Maria Tavares

Dona Maria enfrentou diversas dificuldades para seguir seu grande ideal de socialização e de lutar pelos direitos humanos numa era em que a atuação da mulher era restrita em uma sociedade cheia de preconceitos. Para dona Maria, "não existem criaturas irrecuperáveis; existem métodos inadequados."O estabelecimento tem marca próximo de zero em fugas. Quase todos os recolhidos no Patronato desenvolvem alguma atividade de trabalho.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários