Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 03:32
Publicação 20.10.2014 às 16:36
Susepe contará com novo ônibus para transportar detentos
O ônibus terá quatro celas para 42 presos e espaço para 14 agentes penitenciários
Foto de Divulgação

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) contratou, via licitação, a Empresa Comil, de Erechim, para montagem de um ônibus moderno que substituirá o velho "trovão azul". O veículo - cujo apelido foi dado pelos agentes penitenciários - serviu para transportar presos durante 30 anos e acabou desativado em 2013. O novo ônibus está sendo preparado na sede da empresa, na cidade do Alto Uruguai, e será entregue à Susepe em 5 de novembro. O valor total do investimento do Estado é de R$ 400 mil. 

O ônibus terá quatro celas para 42 presos e espaço para 14 agentes penitenciários. O veículo moderno, com tecnologia de última geração, será equipado com três câmeras externas e cinco câmeras internas, com monitoramento pela cabine. A montagem prevê vários itens de conforto, como ambiente climatizado, poltronas reclináveis para os agentes além de motor com equipamentos menos poluentes. O ônibus terá ainda espaço para armas, algemas, coletes e outros materiais.

Investimento

O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, explica que o veículo será utilizado pelo Núcleo de Segurança e Disciplina (NSD), setor responsável pela movimentação de presos. Segundo ele, o NSD transporta detentos para as penitenciárias de Charqueadas, e fará também para as novas unidades prisionais da Região Metropolitana, como Canoas e Guaíba, além de apresentações para audiências nos Foros. Gelson acrescenta que a aquisição do ônibus é com recursos do Governo do Estado, através do BNDES. 

 

 

Texto: Marco Vieira
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários