Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 08:29
Atualização 14.11.2014 às 13:47
Publicação 14.11.2014 às 10:27
Susepe promove atividades alusivas à Semana da Consciência Negra nos presídios

Para refletir sobre o respeito à importância histórica da cultura de matriz africana, a Susepe vai promover eventos alusivos ao mês da Consciência Negra em presídios. No próximo dia 20, na Penitenciária Modulada de Montenegro, haverá leituras de poesias, rodas de conversas e oferta de penteados afro. As ações são da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) em parceria do Grupo de Trabalho da Igualdade Civilizatória, formado por servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP).


Roda de conversas no Presídio Central


No Presídio Central (21), está marcado um encontro entre apenados e líderes religiosos oriundos de terreiros de Porto Alegre e Região Metropolitana. Já em Arroio dos Ratos, durante à tarde, o filme Besouro - direção de João Daniel Tikhomiroff - será exibido aos apenados. Trata-se de um filme brasileiro que conta a vida de um capoeirista da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heróicos.

No dia 17, no pátio da SSP, a partir das 9h, haverá apresentação e exposição de painéis sobre a cultura negra. O público terá oportunidade de participar da mostra culinária africana e assistir à apresentação do grupo Afro Luanda. Também terá acesso à leitura de consagrados autores negros, além de poder comprar artesanatos nos estandes. Palestras sobre racismo e rodas de conversas estão na programação.

A academia da Polícia Militar e Polícia Civil também sediarão atividades da Semana da Consciência Negra, que começou no dia 6 e vai até 26 de novembro, estendendo-se ao período tradicional de sete dias.

 

 

Neiva Motta
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários