Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 10:49
Atualização 08.09.2016 às 17:50
Publicação 23.02.2015 às 15:29
SSP debate aprimoramento do sistema de monitoramento eletrônico de apenados
O mapa dos resultados sobre sistema de monitoramento eletrônico foi apresentado - Foto: Neiva Motta
Foto de Neiva Motta.

A execução do sistema de monitoramento eletrônico no Rio Grande do Sul e a ampliação do uso dos equipamentos foram debatidas nesta segunda-feira (23) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O encontro reuniu o diretor-geral da (SSP), Alciomar Goersch, a superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Ane Sotck, e os representantes da empresa UE Brasil Tecnologia, de Brasília, e da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs).

No Estado, cerca de 1.300 apenados usam a ferramenta de segurança (tornozeleira) viabilizada junto ao Poder Judiciário para o regime semiaberto. O aumento da quantidade de equipamentos foi solicitado pela Susepe, informou Ane Stock, bem como foram discutidas novas estratégias de controle total.

O representante da empresa UE, Marcelo de Almeida, explicou que a intenção é fazer a integração entre os sistemas Infopen e o Cognus, que promovem maior entrelaçamento de dados operacionais e informações sobre o apenado. Sobre isso, Mário Pelz afirmou que o Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) poderá contribuir com a otimização de mais informações sobre o perfil do apenado.

O diretor-geral da SSP solicitou mais proatividade à empresa no que tange ao monitoramento dos presos, como efetivar iniciativas que coibam tentativas de burlar o sinal da tornozeleira eletrônica. “Temos que implementar mecanismos junto à empresa para identificar o que é defeito no equipamento e ou o que é tentativa de emperrar o sistema por parte do usuário”, explicou.

O chefe da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME), Cezar Moreira, destacou durante apresentação do mapa dos resultados o aumentou do número de servidores nas atividades de monitoramento, mas reconheceu que pontuais deficiências precisam ser sanadas para dar respostas mais eficazes na prestação do serviço.

Também participaram do encontro,  o representante da empresa UE, Marcelo de Almeida e Regis Souza, da Procergs, Marcelo Possoni e Fausto Nowaczyk.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários