Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 04:46
Atualização 25.02.2015 às 14:42
Publicação 25.02.2015 às 11:43
Secretário recebe alunos da Susepe em aula magna
A turma de novos agentes penitenciários deve trabalhar no novo presídio do estado, localizado na cidade de Canoas
Foto de Rodrigo Ziebell/SSP

Nesta terça-feira (24), o secretário da Segurança Pública do RS, Wantuir Jacini, falou aos 580 alunos do curso de formação profissional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Eles foram nomeados em dezembro e a formatura ocorrerá no dia 06 de abril.


Aula magna contou com presença de 580 alunos e alunas

A turma de novos agentes penitenciários deve trabalhar no novo presídio do estado, localizado na cidade de Canoas. Durante a primeira aula, o secretário da Segurança Pública falou sobre os desafios da atuação no sistema penitenciário. "Todos que cometeram crimes voltam para a sociedade. O papel dos agentes penitenciários é ressocializá-los com trabalho, saúde, educação e religião, todas as religiões. A missão dos senhores é a reconstrução humana", afirmou Jacini.

De acordo com o secretário, é com essas ferramentas que a Secretaria vai trabalhar, juntamente com todas as vinculadas, para a reinserção social dos apenados. "Chega de homicídios, de latrocínios e crimes contra o direito humano", ressaltou.


Diretor da Esp, João Eduardo Reymunde, secretário da SSP, Wantuir Jacini, e superintendente adjunto, Mário Luis Pelz

Segundo o diretor da Escola dos Serviços Penitenciários (Esp), João Eduardo Reymunde, esta é a primeira vez que um secretário abre espaço em sua agenda para estar presente em uma aula. "Esta formação marca uma nova postura no sistema prisional, pois estamos trabalhando para qualificar servidores com vistas a contribuir para a inclusão social, contemplando com as questões de segurança e operacional", relatou.


O curso terá 60 dias de duração

O curso para formação de agentes penitenciários terá  60 dias de duração. O investimento é de 280 mil reais, com verba do estado. No total, 120 professores devem ministrar as aulas. O superintendente adjunto, Mário Luis Pelz, fez o encerramento do encontro e deixou uma mensagem aos novos agentes. "Temos que fazer a sociedade compreender o papel do agente penitenciário. Vamos ser excelentes servidores, porque é disso que a gente precisa", enfatizou.

 

 

 

Texto: Cristiane Viegas/SSP
Fotos: Rodrigo Ziebell/SSP

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários