Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 11:27
Atualização 23.03.2015 às 16:14
Publicação 23.03.2015 às 10:55
Nova Penitenciária de Venâncio Aires será entregue à comunidade do vale do Rio Pardo
Casa prisional vai contar com espaço para leituras
Foto de Neiva Motta

A partir desta segunda-feira (23), a comunidade do Vale do Rio Pardo vai receber a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, que foi inaugurada em 2014. Conforme o superintendente adjunto e diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Mário Pelz, a ocupação se dará, inicialmente, com apenados dos presídios de Lajeado, Montenegro e Santa Cruz do Sul onde estão com efetivo carcerário maior que a capacidade de vagas.

Segundo a superintendência dos Serviços Penitenciários, Ane Stock, “vamos receber a nova casa priorizando ações de tratamento penal para garantir os direitos dos apenados, com acesso à atenção à saúde, estímulo à educação e promoção da assistência religiosa”, informou Ane.

Localizada no distrito de Mariante, o estabelecimento prisional terá 529 vagas no regime fechado masculino. Inicialmente, 30 apenados vão executar os trabalhos laborais na limpeza e faxina para receber os novos transferidos.

A nova penitenciária foi construída por meio de uma parceria da Secretaria de Segurança Pública, Susepe, Secretaria de Obras Públicas e Prefeitura de Venâncio Aires, que cederá profissionais de educação saúde.

“A tecnologia de construção foi com pré-moldado (monobloco), o que garantiu maior agilidade na entrega da obra”, explicou o diretor de Engenharia Prisional, Alexandre Porciúncula.

Estrutura

A Penitenciária conta com aparelhos de raio-x, área de supervisão, alojamentos para os servidores, cozinha e lavanderia- que serão operadas pelos detentos- unidade de saúde, unidade de isolamento com 16 vagas, refeitórios, piso superior-que permitirá um controle mais efetivo e seguro, pátio coberto e área de visitação.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários