Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 04:20
Atualização 08.04.2015 às 14:25
Publicação 08.04.2015 às 12:28
Susepe investe em tecnologia na revista da Penitenciária de Arroio dos Ratos
Tecnologia e humanização no atendimento à visita em Arroio dos Ratos
Foto de Divulgação PEAR

O atendimento mais humanizado na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos foi possível em razão da instalação de um aparelho de raio-x e detectores de metais que põe fim a revista íntima aos visitantes. O diretor da PEAR, o psicólogo, Cristian Colovini, explicou que foi feito todo um trabalho de sensibilização aos servidores sobre a forma de abordagem aos visitantes. Além disso, investiram também no remodelamento das instalações físicas, que tem garantido melhor receptividade aos frequentadores do estabelecimento prisional. As orientações e encaminhamentos são realizados, individualmente, pela equipe técnica da penitenciária, que conta com três psicólogas, uma assistente social e uma advogada. “Somos pioneiros erradicar a revista íntima que constrangiam não só os servidores, como a pessoa revistada. Desde dezembro de 2014, por meio dos equipamentos tecnológicos, obtivemos resultado efetivo na coibição de entrada de materiais ilícitos”, explicou Cristian Colovini.

Parceria, Palestra e Humanização

Dentro do projeto de humanização, a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR), realizou atividade para visitas dos apenados, que contou com a presença de uma enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Arroio dos Ratos. A profissional realizou uma palestra sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e técnicas de precaução e autocuidado. Aconteceu troca de informações e esclarecimento de dúvidas. No final, foram distribuídas camisinhas femininas e materiais informativos impressos. A atividade, organizada pela Equipe Técnica da PEAR, "marcou a implementação de novas melhorias físicas no espaço de acolhimento e identificação das visitas, além da adoção de um novo fluxo no atendimento, visando maior agilidade na identificação e ingresso das visitantes ao estabelecimento prisional", contou Cristian Colovini.

Palestras garantem mais informação em prol da saúde feminina

Já, o Chefe de Segurança, Cledio Müller e a coordenadora da Sala e Identificação e Revista, Meridiana Reis da Silva Webster, destacaram que as mudanças já demonstraram agilidade e eficiência no atendimento às visitas durante feriado de Páscoa, que contou com grande número de visitantes adultos e crianças. Integram a equipe técnica da PEAR, as psicólogas Pâmela Georg, Leticia Ribas, Vanessa Vieira, a advogada Cristina Lima e a assistente social, Janine Paulus.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

 

 

 

 

 

Neiva Motta
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários