Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 16:06
Publicação 16.04.2015 às 12:19
Projetos da ADH são pautas em reunião no Presídio Central e Pelletier
Idealizadoras dos projetos se reuniram com militares e equipe técnica do Presídio Central.
Foto de Jeniffer de Oliveira

O Presídio Central de Porto Alegre (PCPA), no último dia 15, realizou a reunião que tratou dos projetos de inclusão que serão implantados nos presídios de todo o Estado. Um desses projetos iniciou em 2013, como o programa “Metendo a Colher”, um trabalho da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) e Coordenadoria da Mulher, que se destina ao atendimento dos detentos agressores de mulheres. No Presídio Central, as atividades estão previstas para o dia 22 de abril.

O segundo projeto discutido foi o “Observatório da Juventude”, no qual a assistente social da Coordenadoria da Juventude, Jaqueline Jesus, é responsável. Alunos da rede Metodista do Sul – IPA formaram parceria com esse projeto, e em conjunto com a equipe da Coordenadoria, realizaram uma pesquisa de coletas de dados. A decisão de executar o projeto dentro da galeria E1 do Presídio Central também foi discutida, já que, os detentos do local também possuem uma faixa etária entre 18 e 29 anos, são primários e não têm problemas com a exposição, o que torna um perfil interessante.

A “Prevenção ao Aprisionamento Feminino” é outro projeto fundado pela ADH e Coordenaria da Mulher, que visa diminuir o índice de encarceramento feminino, Com isso, acontecerão encontros semanais no auditório onde entrarão em prática diálogos para acolher e confortar as famílias dos apenados.

O Major Magno, apoiador dos projetos no PCPA, enfatizou que vai unir esforços para que todos os projetos se concretizem em prol da inclusão social.

Já a psicóloga e idealizadora do "Metendo a Colher", Maristela Mostardeiro, frisou a importância do entusiasmo com os projetos, “quando entramos engajados, o resultado é positivo”. A coordenadora da Assessoria dos Direitos Humanos, Janice Ribeiro, também está otimista com as ações.

A reunião contou com a presença da equipe da ADH, Coordenadoria da Juventude, militares e técnicas do PCPA Silvia Baldini e Marlusa Silveira.

O programa “Metendo a Colher” também foi apresentado durante a tarde na Penitenciária Feminina Madre Pelletier.

 

Jeniffer Oliveira
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários