Página Inicial
Bem-vindo
18 de Abril de 2024, 15:30
Atualização 16.07.2015 às 13:34
Publicação 15.07.2015 às 17:35
Penitenciária Madre Pelletier sedia o 1º Workshop de Políticas Públicas Relativas ao Gênero Feminino
Assessoria de Direitos Humanos da Susepe foi a responsável pela organização do evento
Foto de Giordana Cunha

A Assessoria de Direitos Humanos (ADH) da Susepe promoveu, na última terça-feira (14), o 1º Workshop de Políticas Públicas Relativas ao Gênero Feminino, para gestores de casas prisionais femininas do Estado. O encontro ocorreu no auditório da Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP) e teve por objetivo debater a criação do Plano Estadual de Atenção Para Mulheres no Sistema Prisional.

Na ocasião, a jornalista Télia Negrão ministrou uma palestra, abordando temas como gêneros sexuais e diferenças culturais e biológicas entre os sexos. Também foram discutidas as desigualdades no espaço profissional entre homens e mulheres. Segundo Télia, o número de mulheres parlamentares no Brasil representa apenas 9% da população. “Além disso, o percentual feminino gaúcho sofreu grande opressão antes de ingressar no sistema carcerário”, relatou.

Após a palestra, os servidores participantes da atividade foram divididos em seis grupos. Cada grupo ficou responsável por duas propostas de metas da Política Estadual para Mulheres Privadas de Liberdade, devendo desenvolver ideias para melhoria do tratamento penal com as apenadas e mostrar os projetos já realizados nos estabelecimentos. Durante apresentação, os grupos responderam perguntas como “o que temos?”, “o que queremos?” e “como faremos?”, trocando ideias e questionamentos.


Servidores debateram propostas para melhorias de tratamento às apenadas

A coordenadora da ADH, Janice Ribeiro, comentou sobre os impactos positivos do novo trabalho. “A aproximação e a troca de experiências entre os servidores terá grande contribuição no Plano Estadual de Atenção para as Mulheres”, afirmou. O plano, que visa promover uma melhor política dentro dos presídios femininos, é uma normativa do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional).

Estiveram presentes no evento, o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Mário Pelz, também a chefe de gabinete, Maria Milani.

 

 

Jeniffer de Oliveira e Giordana Cunha
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários