Página Inicial
Bem-vindo
16 de Abril de 2024, 09:05
Atualização 17.07.2015 às 17:56
Publicação 17.07.2015 às 17:21
Parceria viabiliza mais de R$ 24 mil para saúde prisional em Arroio dos Ratos
Cremes dentais, aparelhos de barbear, sabonetes e escovas de dentes foram adquiridos com a verba
Foto de Caroline Paiva

A Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (Pear) recebeu, nesta sexta-feira (17), mais de R$ 24 mil em materiais de higiene para utilização no projeto “Higiene é Saúde”. Os produtos foram adquiridos com recursos de prestações pecuniárias da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) de Porto Alegre, e deverão ser entregues para todos os apenados da casa prisional. Atualmente, a Pear possui 674 homens no regime fechado.

O projeto, idealizado pela direção da penitenciária, será executado pelo setor técnico, com auxílio da equipe de segurança, que realiza a movimentação dos detentos. O objetivo é complementar as ações em saúde já realizadas pelos profissionais do estabelecimento, bem como auxiliar na promoção de hábitos saudáveis, promovendo a prevenção e o combate às doenças, por meio do cuidado pessoal.


Mais de 10 mil produtos de higiene foram comprados

Foram recebidos 8.064 cremes dentais, sabonetes e aparelhos de barbear, mais 2.016 escovas dentais, que serão entregues para os apenados em forma de kits individuais, uma vez ao mês, durante um ano. Além disso, também está prevista a distribuição de panfletos educativos e oficinas de sensibilização, de aproximadamente 40 minutos, a fim de enfatizar sobre a importância do cuidado com a higiene para a manutenção da saúde.

Para o diretor da Pear, Cristian Colovini, o gesto pode parecer simples, mas, além de garantir o direito à assistência material previsto em lei, a ação também visa a prevenção de doenças. “Para nós, que trabalhamos com uma população específica, atitudes muitas vezes tidas como básicas podem representar importante ação de segurança pública, como é o caso do fornecimento dos materiais de higiene, já que previne prejuízos sociais mais acentuados. É uma soma de esforços no sentido de efetivarmos a missão institucional da Susepe, que é ‘promover a cidadania e a inclusão social das pessoas privadas de liberdade’”, relata.

A parceria

O projeto foi enviado pela direção da Pear, à VEPMA de Porto Alegre e aprovado pelo promotor de justiça, Luciano Losekann.  Após liberação do recurso, iniciaram-se as compras do material necessário, junto ao comércio municipal, visando valorizar e estimular o crescimento econômico local.


Na foto, a equipe da Assessoria de Direitos Humanos, equipe técnica e direção da Pear, delegada da 9ª região penitenciária e imprensa do Tribunal de Justiça

No momento da entrega, esteve presente a equipe da Assessoria de Direitos Humanos da Susepe, representando a superintendente, Marli Ane Stock, também a delegada da 9ª região penitenciária, Elisane Lopes, além dos servidores e servidoras da casa prisional.

 

 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários