Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 00:55
Publicação 21.07.2015 às 17:32
Ação em Justiça Restaurativa reúne mais de 50 servidores em Santo Ângelo
Justiça Restaurativa é uma temática de grande relevância para o sistema prisional
Foto de Divulgação


A Escola do Serviço Penitenciário (ESP), por meio do Núcleo em Justiça Restaurativa e a 3ª Delegacia Penitenciária Regional, organizou uma palestra de sensibilização sobre Justiça Restaurativa, no último dia 15.

Cerca de 50 servidores, entre agentes penitenciários, agentes penitenciários administrativos e técnicos superiores penitenciários, de todas as casas prisionais da região participaram da iniciativa.

 A temática, "Conhecendo a Justiça Restaurativa: Uma Abordagem Baseada em Valores", foi ministrada pela doutoranda em Serviço Social pela PUC e assistente Social da Fundação de Proteção Especial do RGS, Fabiana Nascimento de Oliveira, que possui uma experiência de mais de 10 anos nesta área, onde atuou na Central de Práticas Restaurativas no Tribunal de Justiça do RS.

De acordo com a ESP, a Justiça Restaurativa é uma temática de grande relevância para o sistema prisional, pois preconiza um paradigma não punitivo, baseado em valores, que tem como principal objetivo a reparação dos danos oriundos do delito causados às partes envolvidas – vítima (primária ou secundária), ofensor e comunidade – e, quando possível, a reconstrução das relações rompidas. Apresenta-se como uma alternativa ao modelo retributivo, tendo em vista a clemência por mudanças mais profundas e concretas diante das vicissitudes atuais do sistema penal.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários