Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 15:32
Atualização 29.07.2015 às 17:34
Publicação 29.07.2015 às 15:37
Susepe promove curso de Operador de Espargidor de Pimenta e de Gás Lacrimogêneo
Uso do gás é usado em operações especiais em presídios para conter episódios de motins e ou rebeliões
Foto de Fotos: Giordana Cunha

 A Escola do Serviço Penitenciário (ESP) em parceria com o Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES) promoveu, nesta quarta-feira (29), mais uma edição do curso de Operador de Espargidor de Pimenta e de Gás Lacrimigêneo para dez novos integrantes do GAES.

 Com carga horária de 10h/a, a parte teórica aconteceu na sede da ACISP (Academia Integrada de Segurança Pública) e na sede do GAES, na avenida Voluntários da Pátria. 

A capacitação, ministrada pelos instrutores Christian Borges e Paulo Roberto Farinha Atkinson, ambos do GAES, abordou os temas, conceito de não letal, o uso diferenciado da força e os efeitos no organismo do OC e CS.

Nas aulas práticas, os alunos foram submetidos ao contato dos Espargidores de Pimenta(OC) e de Gás Lacrimogêneo(CS) de forma voluntária. Bem como técnicas de emprego, manuseio e descontaminação.

Para a qualificação, dez horas de aula teórica e prática

 

Os Espargidores OC e CS

O Espargidor de Agente Pimenta(OC) tem em seu princípio ativo a Capsaicina,  que em contato com o corpo humano causa grande desconforto devido à dificuldade de respiração, impossibilidade de abertura dos olhos e sensação de forte ardência nas áreas afetadas.

Já o Espargidor de Gás Lacrimogêneo(CS) em contato com o corpo humano causa irritabilidade e lacrimejamento.

 

 

Neiva Motta
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários