Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 17:40
Atualização 06.11.2015 às 16:12
Publicação 04.11.2015 às 12:13
Agentes penitenciários se especializam em Curso de Cinotecnia
Curso de Cinotecnia promove qualificação de servidores da Susepe
Foto de Divulgação

Os agentes penitenciários, Ezequiel Pires da Silva e Natalie Soter, que é médica veterinária,  participaram do “Estágio Básico Cinotécnico” realizado na Base Aérea de Santa Maria. O objetivo foi especializar  os alunos em adestramento de cães.

O estágio teve a participação de militares do Exército, Aeronáutica, policais militares e guardas municipais do município de Uruguaiana.  A Susepe estava representada pelo instrutor e agente penitenciário Silvio Chamorra,  acompanhado do adestrador Marcelo Ferreira do Uruguay.

Servidores da Susepe durante o curso em Santa Maria

O cinotécnico é um especialista na técnica de adestramento de cães, além de conhecimento sobre psicologia canina, doenças caninas, técnicas de faro de entorpecentes e explosivos,  busca e salvamento, controle de distúrbio civil com cães, guarda e proteção.  Os alunos realizaram com seus cães técnicas de tirolesa, trilhas e rapel, condução em veículos automotores e barcos,  e um breve conhecimento do “Dog Show”, que é a preparação dos animais para apresentações em público. O curso foi coordenado pela  2º Tenente Veterinária Francieli Marconato da Base Aérea de Santa Maria.

Segundo Natalie Soter,  a Susepe necessita de mais profissionais nesta área. “ cães treinados em faro de entorpecente, guarda e proteção  e intervenção prisional, são indispensáveis para atuação em caso de rebelião nas casas prisionais”, explicou.

 

Janice Sant’Ana

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários