Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 04:46
Atualização 27.11.2015 às 13:58
Publicação 27.11.2015 às 11:48
Ex- apenado conta como foi seu recomeço de vida após sair do cárcere em oficina promovida pelo IPC
Oficina conta com depoimento de ex detento no Instituto Penal de Canoas
Foto de Divulgação

 Na última quinta-feira, o dia 26, o Instituto Penal de Canoas em parceria com o CAPS Amanhecer e a Secretaria municipal de Desenvolvimento Social da prefeitura de Canoas, realizaram uma oficina dirigida aos apenados vinculados ao programa Recomeçar com a participação de um egresso do sistema prisional. O ex-detento está há três anos sem consumir drogas e há 18, sem reincindir no crime. Ele frequenta um curso de técnico de enfermagem e foi contratado pela Samu.  P. C. relatou dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, falou também dos projetos de vida e as barreiras que enfrentou para conseguir a estabilidade profissional, financeira e familiar. Tal depoimento foi ouvido atentamente pelos apenados que realizaram vários questionamentos.

 

A atividade contou com a participação da coordenadora do programa recomeçar Márcia Ávila e das psicólogas do CAPS Amanhecer Leticia Sottoriva e Gabriela Bueno Larsen.

A oficina contou com dinâmicas de grupo e relatos de vivências pessoais dos apenados. O setor técnico do Instituto Penal de Canoas composto pela psicóloga Luciana Cardoso e pelas assistentes sociais Christyanne Alves, Elizete Irber e Susana Schneider perceberam que muitos apenados acreditavam que dificilmente conseguiriam um bom emprego e conquistariam a estabilidade financeira, devido ao estigma de ter uma passagem pelo sistema prisional, além do fantasma da dependência química.

O exemplo de sucesso de um egresso traz uma nova perspectiva de vida, impulsionando novas estratégias para o enfrentamento de sua realidade.

O programa Recomeçar é um convênio da prefeitura municipal de canoas com  Susepe e oferece (80) oitenta vagas de trabalho , remuneração de R$900,00 além de uma cesta básica como forma de estimular a assiduidade.

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários