Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 13:04
Publicação 27.11.2015 às 12:07
Susepe retomará atividades de inclusão social com a Fundação Maçônica Educacional

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Fundação Maçônica Educacional (FME) vão assinar convênio que reestabelece as atividades da 4ª Edição do Projeto Sonho de Liberdade, na próxima terça-feira (01.12), às 13 h, no auditório da Grande Loja Maçônica do RS, avenida Praia de Belas, 560/1º andar.

Na ocasião, será oficializada também a parceria com o Instituto Viva Cidadania e a FME. O projeto “Sonho de Liberdade” realiza diversos projetos de inclusão social, oferecendo cursos de qualificação, cidadania e profissionalização para apenados e apenadas. Para a assistente social da Susepe/Setor educacional, Gabriela Monteiro, recomeçar este trabalho junto à FME, “que tem a missão da inclusão social e garantias da prática dos cursos é de extrema importância já que temos o mesmo objetivo”, disse a profissional.

Preparação para o trabalho

O Instituto Viva Cidadania e parceiros vão trabalhar cursos na área de construção civil e artesanato. “Nesta edição teremos um desafio de trabalhar a inclusão social nos estabelecimentos masculinos. Mas o importante é ter a convicção de que sempre haverá uma segunda chance para o recomeço. Juntos, devemos combater a ignorância, fanatismo e preconceitos para promover o bem estar da humanidade”, reiterou o presidente da FME, José Nivaldo Brum. Segundo a coordenadora pedagógica da FME, Rita Salaberry, esta edição é inédita. “Pela primeira vez. O projeto será destinado para presídios masculinos, e também, por solicitação da direção do Presídio Feminino de Torres, vamos realiza cursos de artesanatos com materiais de garrafas pet e caixa de leite”, informou a pedagoga.

Estabelecimentos prisionais

A carga horária total dos cursos é de 140 horas, com previsão de formaturas a partir do mês de Abril. Os cursos serão ministrados por profissionais da Fundação Maçônica Educacional (FME), colaboradores e por profissionais liberais contratados para este projeto. A ideia é, nesta edição, beneficiar 350 alunos das Penitenciária Feminina Madre Pelletier, Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, Presídio Estadual Feminino de Torres e Colônia Penal Agrícola, Instituto Penal de Charqueadas, Penitenciária Estadual do Jacuí, Presídio Regional de Passo Fundo. Leia mais sobre o trabalho desenvolvido  nos presídios promovidos pela FME.

http://www.susepe.rs.gov.br/conteudo.php?cod_menu=4&cod_conteudo=1561

http://www.susepe.rs.gov.br/conteudo.php?cod_menu=4&cod_conteudo=1365

http://www.susepe.rs.gov.br/conteudo.php?cod_menu=4&cod_conteudo=897

 

 

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários