Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 07:52
Atualização 27.04.2016 às 18:15
Publicação 15.04.2016 às 11:51
Susepe esclarece situação de gripe nos presídios - atualizado

Passo Fundo

No Presídio Regional de Passo Fundo todos os servidores e apenados foram vacinados contra a gripe H1N1 e receberam tratamento com o medicamento Tamiflu. A direção já começou a liberar as visitas nesta sexta-feira (22), em seus horários normais. Audiências e demais remoções começam a ser feitas a partir de segunda-feira (25), retornando ao ritmo normal dentro das possibilidades do estabelecimento. Solicitamos aos familiares dos detentos que, se existirem crianças gripadas, não as tragam para visitação.

Quatro casos foram confirmados de H1N1 na casa prisional, dos 162 que solicitaram atendimento.  Com o início dos sintomas do vírus influenza, nas últimas semanas, várias medidas foram tomadas pela Susepe e Secretária de Saúde de Passo Fundo, como atendimentos médico às pessoas privadas de liberdade, tratamento com medicação, exames laboratoriais, suspensão de visitas familiares, etc, até a melhora do quadro.

 

Lajeado

Em Lajeado, as visitas e audiências seguem suspensas. Uma reunião com a Secretaria da Saúde do município está agendada para avaliar a data de liberação para o ingresso das visitas no estabelecimento prisional. Todos os apenados e servidores estão sendo medicados com uma dose diária do Tamiflu. A médica atende no local.

 

Cachoeira do Sul

Para conter o quadro de gripe no Presídio Estadual de Cachoeira do Sul, onde também foram confirmados alguns casos, informamos que todos os servidores e apenados foram imunizados pela vacina da H1N1, na sexta-feira (22). As audiências seguem suspensas até o dia 06 de maio. Quinze apenados já recebem o medicamento Tamiflu e três casos de gripe A foram confirmados.

 

Uruguaiana

Na Penitenciária Modulada de Uruguaiana a situação é normal. Não há casos de gripe. A vacinação ocorrerá no dia 30 deste mês.

 

Dom Pedrito

No Presídio Estadual de Dom Pedrito, os 116 apenados e os 36 funcionários foram vacinados contra a gripe H1N1, na última segunda-feira (18).

 

Encantado

No Presídio Estadual de Encantado, não foram registrados casos ou suspeitas de gripe H1N1. As vacinas ocorrerão no dia 13 de maio, e serão realizadas pela equipe de vacinação do município.

 

Canguçu

No presídio de Canguçu, também não foi identificado nenhum caso de gripe H1N1 ,e visando a prevenção, já está agendada a vacinação dos apenados para o dia 30 de abril.

 

Frederico Westphalen

O Presídio Estadual de Frederico Westphalen, após obter conhecimento de sete casos suspeitos de gripe, tomou medidas com o intuito de impedir o contágio tanto entre os apenados, quanto entre a sociedade em geral. Para isso, realizou uma reunião para mobilizar os órgãos de saúde regional e municipal, no sentido de intervir junto ao presídio, no último dia 19/04. Na ocasião foram estabelecidas medidas preventivas a serem realizadas, sendo elas: 1) Início, no mesmo dia, da quimiprofilaxia contra a gripe por meio do uso de Tamiflu e, em seguida, a imunização por meio da vacina, em todos os reclusos e funcionários da instituição, onde a adesão foi de 100%. 2) Ainda, com a intenção de evitar o alastramento da doença, foram suspensas as visitas, escoltas para audiências, e demais movimentações pelo período de 15 dias, conforme orientação da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, tempo necessário para desenvolver imunidade após a vacinação.

 

 

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários