Página Inicial
Bem-vindo
20 de Abril de 2024, 09:08
Atualização 10.05.2016 às 10:33
Publicação 09.05.2016 às 18:33
Dia de emoção para as apenadas mães da Penitenciária de Montenegro
Atividades lúdicas visavam levar reflexão e humor para as mulheres privadas de liberdade
Foto de Caroline Paiva

Durante a tarde desta segunda-feira (09), cerca de 40 apenadas mães do Anexo Feminino da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro participaram de uma atividade diferenciada. Música e teatro levaram um pouco de humor para além das grades e, ainda, homenagearam-nas pelo Dia das Mães.


MC Rubem White participou da atividade, interpretando e mandando um rap

O grupo de cinco voluntárias e um voluntário, que cantou e contou histórias, interpretando textos com figurinos, livros, voz e violão, faz parte do projeto Memória Livre, que também promove intervenções culturais em asilos, creches e orfanatos. O projeto é coordenado por Mara Lua da Rosa e agrega artistas de diferentes áreas.

As histórias "Até As Princesas Soltam Pum", de Ilan Brenman, e "A Vaca Que Botou Um Ovo", de Andy Cutbill, dramatizadas pelas contadoras, foram as que mais divertiram as detentas, e tinham por objetivo integrar o lúdico à reflexão. As artistas distribuíram abraços, cantaram com as presas e, ao final, o MC Rubem White fez um som no improviso para as presentes.


Contadoras de história levaram emoção para as apenadas de Montenegro

A atividade foi organizada pela Assessoria de Direitos Humanos (ADH), em parceria com a direção e equipe técnica da casa prisional, e contou também com o apoio do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Susepe. Segundo a psicóloga da ADH, Fernanda Cunha, este tipo de atividade foi um dos pedidos que as apenadas fizeram na pré-conferência de Direitos Humanos, realizada no estabelecimento em janeiro. "O objetivo da atividade foi proporcionar reflexão, afeto e expressão de sentimentos por meio de ferramentas lúdicas, como a contação de história, interpretação, dança e canto de músicas", comentou.

A apenada R. S. agradeceu a ação. "É bom sabermos que não somos esquecidas pela sociedade, que também somos 'princesas', embora tenhamos cometido erros algum dia", relatou. O Anexo Feminino da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro conta com um total de 72 mulheres privadas de liberdade.


Setor técnico da casa prisional, ADH, DSEP e equipe do projeto Memória Livre

 

 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários