Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 05:31
Atualização 27.06.2016 às 18:22
Publicação 27.06.2016 às 14:37
Presídio Central inaugurou nesta segunda-feira (27) nova instalação do Grupo de Apoio de Movimentação (GAM)
Grupo de Apoio e Movimentação (GAM) é formado por policiais militares e atua de pronto emprego
Foto de Neiva Motta

Nesta segunda-feira (27), o diretor do Presídio Central (PCPA) tenente coronel, Marcelo Gayer e demais parceiros , inauguraram as novas instalações do Grupo de Apoio e Movimentação (GAM).

A iniciativa vai proporcionar um ambiente de trabalho num local mais arejado e espaçoso,  que conta ainda com um amplo pátio destinado a treinamentos e instruções táticas do grupo.  Para o diretor do PCPA, Marcelo Gayer, como o GAM tem atuação de pronto emprego, havia necessidade de aprimorar as operações e as  técnicas de segurança. O diretor agradeceu a todos as empresas doadoras,  instituições, servidores da Susepe , oficiais e soldados da BM e apenados que trabalharam nas obras .

Diretor do PCPA, ten.cel. Marcelo Gayer e a agente penitenciária Giuliana Meira que angariou doações com diversas empresas e coordenou os serviços durante execução da reforma e ampliação

A  abertura do evento, que aconteceu no auditório do PCPA, contou com a presença de representantes da VEPMA, da Susepe, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  SENAC, de empresas parceiras,  da Brigada Militar, da VEC, da Secretaria da Segurança Pública, além dos servidores das instituições . A fita inaugural foi descerrada pelo juíz da Vara das Execuções Criminais (VEC),  Sidnei Brzuska e pela assistente social, Simone Messias, representando a Vara de Execução Penas e Medidas Alternativas (VEPMA).

Descerramento da fita inaugural feito pelo juíz da VEC, Sidnei Brzuska e pela assistente social Simone Messias, da VEPMA

Novo espaço

"A reforma e ampliação custou em torno de R$ 35 mil reais. A Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) destinou R$ 24 mil das penas pecuniárias.  Enquanto o  restante dos recursos  foram viabilizados por meio de doações de empresas parceiras angariadas pela servidora da Susepe Giuliana Meira, que também coordenou toda a execução dos serviços feitos por presos do pavilhão G.

Pátio para treinamento e instruções

Na mesa de abertura do evento,  o representante da superintendência da Susepe, José Ricardo Viera de Oliveira, do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) caracterizou como nobre o apoio dos gestores parceiros num momento de crise econômica. "Eles vão contribuir para condições de trabalho mais digna de um grupo linha de frente".  

GAM

O Grupo de Apoio e Movimentação (GAM), formado por policiais militares, foi criado na década de 90 na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) pelo tenente coronel Jainer Pereira Alves com o objetivo de apoiar, movimentar, revistar galerias, fazer escoltas e custódias de alto risco e ainda atuar frente a rebeliões. Já no PCPA,  eles atuam na prevenção e evitam fugas, controlam tumultos e possíveis rebeliões. Os militares passam por constantes treinamentos, dentro de técnicas e teorias especificadas em regulamentos e manuais da Brigada Militar, se consagrando como um grupo de elite e de excelência tática.

Direção do PCPA com integrantes do GAM

 

 

Empresas parceiras

 Empresa PDR Comércio e Transporte Ltda

Igreja da Assembleia de Deus Restauração

Getuleão o Amigo do Empreiteiro e Madeireira Ltda

Rampa Compensados e Madeira

Comercial de Areia Vencedoras Ltda

Madesul Madeiras

Madereira Porto Seco Ltda

Procal Ferragens e Tintas

Quimiflex Argamassa e Revestimentos Ltda

 

 

 

Texto e Foto: Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários