Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 07:00
Atualização 28.06.2016 às 10:52
Publicação 28.06.2016 às 10:44
FME realiza em Passo Fundo primeira edição do Projeto Sonho de Liberdade em presídios masculinos
Equipe do presídio e da FME durante reunião para implantação do
Foto de Divulgação

A Fundação Maçônica Educacional (FME) realizou, no último dia 27, mais uma aula inaugural da 4ª Edição do Projeto Sonho de Liberdade, no Presídio Regional de Passo Fundo .

Nessa etapa de Passo Fundo, serão contemplados 50 detentos, dando a largada para a realização do projeto em casas prisionais masculinas (até então somente presídios femininos haviam realizado os cursos que integram o Projeto Sonho de Liberdade). Em duas turmas, serão oferecidos aos presos os cursos de Eletricidade Básica, Pintura e Aplicação de Texturas, bem como de Artesanato, em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social. Um grupo de 38 detentas que estão em uma ala reservada na unidade prisional, também terão a formação em artesanato com a duração de 60 dias.

Na apresentação do projeto aos participantes, a coordenadora de projetos da FME, Rita Salaberry, falou sobre a águia, símbolo do Projeto Sonho de Liberdade nesta edição, lembrando que essas aves se retiram por um tempo para renovação e ampliação do seu tempo de vida, voltando ao meio renovada e mais forte. Explicou, ainda, como ocorrerão as aulas e a certificação nos cursos realizados.

O representante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Jorge Wolnei Gomes, ressaltou que essa é uma oportunidade dada para que quem está privado da liberdade hoje, possa retornar com dignidade ao seio familiar e da sociedade.

 O diretor do Presídio Regional de Passo Fundo, Renato Garlet, lembrou aos detentos que uma oportunidade está sendo dada para que eles tenham uma formação e possam buscar sua reinserção na sociedade através de trabalhos dignos. Ressaltou o empenho para a realização das atividades naquela casa prisional e pediu comprometimento na conclusão dos cursos uma vez que os instrutores e parceiros se mobilizaram em prol de um bem para eles.

A 4ª Edição do Projeto Sonho de Liberdade ocorre no mês de julho, em três presídios e penitenciárias de Charqueadas, na região Carbonífera.

O Projeto Sonho de Liberdade é desenvolvido pela Fundação Maçônica Educacional por meio  de um convênio com a Susepe, com novo formato e a missão de reintegrar homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado e que estão em processo de desligamento do sistema prisional ao núcleo familiar e ao meio social, apoiando o indivíduo e intervindo em sua reabilitação. Conta com o patrocínio do Instituto Viva Cidadania e apoio da Fundação Gaúcha de Ação Social, Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Benemérita, Augusta, Respeitável Loja Simbólica Luz do Planalto nº 65, Instituto Embelleze, lojas maçônicas parceiras, parceiros do município de Passo Fundo, entre outros.

 

Dico Reis

Imprensa/ Fundação Maçônica Eeducacional

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários