Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 10:36
Atualização 22.08.2016 às 13:54
Publicação 19.08.2016 às 10:38
Susepe realiza o projeto Trocando Uma Ideia com internos da Fase
Momentos do Projeto Trocando uma Ideia na FASE
Foto de Janice Sant'Ana

O inicio da tarde de quinta-feira (18) marcou a parceria da Susepe com a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), por meio do projeto “Trocando Uma Ideia”, realizado pelo Departamento de Tratamento Penal - Setor de Direitos Humanos, Cultura e Projetos de Tratamento Penal.

O projeto tem como objetivo reduzir os índices de ingressos de jovens no sistema prisional, especialmente após o cumprimento de medida de internação sócio-educativa.

Com a intenção de promover a reflexão nos adolescentes, a assistente social da Susepe, atualmente lotada no Presídio Central de Porto Alegre, Simone Felix, realizou uma palestra onde demonstrou através de fotos como é o Presídio Central, e a situação do sistema carcerário. A intenção era construir uma crítica sobre o futuro e suas perspectivas ao saírem da Fundação.

Na oportunidade, o rapper e ex-detento, Rodrigo Sabiah, realizou um bate papo com os internos sobre sua vida antes e depois de delinqüir. Atualmente empresário no setor de reciclagem, ele leva sua experiência a todos os estabelecimentos prisionais dos quais é convidado e, ao final, dá um conselho: É possível dar a volta por cima, sim”, diz ele.

Para falar a linguagem dos jovens nada como a música, relata a assistente social, Jaqueline Jesus, coordenadora do projeto Trocando uma Ideia, que convidou os MCs Francesco Finizio, conhecido como Tchesko e Guilherme Alves, conhecido como MC da VR. Os MCs realizaram uma apresentação de funk, após convidaram os internos para uma “batalha de rima”, onde surgiram dois adolescentes que foram acompanhados pelas palmas dos colegas da Fundação.

O evento contou com a presença  da Claúdia Aranalde Dias, coordenadora do Setor de Direitos Humanos, Cultura e projetos de Tratamento Penal do DTP.

 

 

Janice Sant'Ana

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários