Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 06:43
Atualização 03.10.2016 às 09:48
Publicação 16.09.2016 às 16:51
Superintendente da Susepe faz a abertura do 1º Seminário da Servidora Penitenciária do RS
Abertura do 1º Seminário da Servidora Penitenciária
Foto de Janice Sant

A superintendente da Susepe, Marli Ane Stock, fez a abertura do 1º Seminário da Servidora Penitenciária do RS, realizado na Assembleia Legislativa, no início desta sexta-feira (16).

Participaram da mesa, na abertura do evento, a presidente da Procuradoria Especial da Mulher da AL/RS, deputada estadual Stela Farias, o vice-presidente da Amapergs, Cláudio Berneira e a jornalista da Rádio Guaíba, Vitória Famer, como mediadora.

O seminário tem por objetivo refletir sobre o tema das mulheres enquanto trabalhadoras do sistema prisional, promover a equidade entre os sexos e a autonomia da servidora, bem como discutir e interagir sobre o tema.

A superintendente Ane, na abertura do evento, trouxe ao conhecimento de todos que foi autorizado pelo Governo do Estado a abertura do concurso público para Susepe. Ressaltou ainda que a diferença entre homens e mulheres já melhorou nos servidores concursados, onde se tem a tão sonhada igualdade salarial.

Porém, de acordo com a superintendente, quando se trata de assumir funções gratificadas, ainda a mulher sofre discriminações, tendo que provar diversas vezes que tem condições de assumir qualquer função, depois de comprovar como servidora que tem o conhecimento técnico necessário, para tal cargo.

Participaram ainda do evento, a psicóloga da Susepe, Karen Schivitz, a agente penitenciária e tecnóloga em Segurança Prisional, Marli Antunes, o doutor em Sociologia e advogado, Dani Rudnick e a presidente da Internacional Socialista de Mulheres da América Latina, a socióloga Miguelina Vechio.

Na parte da tarde, as palestras começaram com a presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Rio Grande do Norte e diretora da Fenaspen, Vilma Batista, que foi acompanhada pela vice-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Pernambuco e também diretora da Fenaspen, Marcia Silva.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) veio representado pela coordenadora da Políticas para as Mulheres e Promoção das Diversidades, Renata Preturlan.

“O Papel da Mulher na Sociedade” foi a palestra ministrada pela diretora geral da Escola Superior de Advogacia (ESA/OAB), a advogada Rosangela Herzer dos Santos. Já a palestra “Lutas e Conquistas das Mulheres” foi ministrada por Mari Perusso.

A palestra de encerramento ficou com a psicóloga da Susepe, Faltemara Tessele, a agente penitenciária e pedagoga, Lucivânia Rigo e pela agente penitenciária administrativa com formação em Artes Cênicas, Silvania Ferreira.

 

Janice Sant’Ana

Imprensa Susepe

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários