Página Inicial
Bem-vindo
23 de Abril de 2024, 08:17
Atualização 03.10.2016 às 09:46
Publicação 28.09.2016 às 13:58
Apenados do MC para a Paz concluem atividades do projeto na Penitenciária Arroio dos Ratos
Momentos da Formatura MC'S para a Paz
Foto de Janice Sant'Ana

O início da tarde da última terça-feira(26), foi considerado um dia especial para quatro apenados da Penitenciária Estadual de Arroio do Ratos(PEAR), integrantes do projeto MC’S para a Paz (Multiplicadores de Cidadania)

Na ocasião, eles receberam certificados pela participação no projeto, além de exibirem o clipe da música de suas autorias.

O Hip Hop apareceu de forma diferente para cada um dos integrantes. Para Pablo Santos, 25 anos, “O MC’S para a Paz é muito importante numa realidade como a nossa”, diz ele, salientando, ainda, que com esta oportunidade poderá ter uma alternativa de inclusão quando deixar a prisão.

Já , para o MC Jefferson Santos, 31, o hip hop o levou a formar o grupo Família Simples. Fora do âmbito prisional, já participaram de vários eventos. Para o mais experiente MC, o hip hop fez com que deixasse as drogas," pois drogado não tem cabeça para criar  letras e nem as rimas das canções", falou.

Paulo Henrique Souza, 34, sempre gostou de Hip hop, mas sem envolvimento, somente quando chegou a casa prisional resolveu conhecer o projeto e participar. "Hoje o hip hop é a melhor maneira de expressar meus sentimentos, sejam eles de raiva, ódio e amor, tudo isso através da música", confessou. 

O quarto integrante do grupo, André Rosa, 35, o hip já havia entrado na sua vida antes da prisão, o envolvimento na música iniciou em 1992, desde lá foram muitas as parcerias.

André, também fora um dos iniciantes do projeto MC’S para a PAZ na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos. Segundo ele, o hip hop é a expressão de falar o que pensa e sente. "É a conexão com o mundo para reivindicar as coisas em forma de rima e com educação", concluiu.

Os certificados foram entregues aos MC’S pelos profissionais envolvidos no projeto. A coordenadora do Setor de Direitos Humanos, Cultura e Projetos, Claudia Aranaldi, salientou que a missão do Departamento de Trabalho Prisional é trazer projetos como este que promovam a integração social. "Projetos que vocês possam expressar o que tem de melhor, levando isso pra família, os amigos e colegas, tudo que aprenderam", concluiu .

A assistente social, Jaqueline de Jesus, responsável pela execução do projeto, acredita no poder de transformação por meio  da cultura. "Trabalhos como este desenvolvem o tratamento penal esperado por toda a sociedade", explicou.

 No trabalho, ao longo de um ano, temas polêmicos como famílias, droga, desvios de conduta e tantos outros foram debatidos à exaustão. Jaqueline agradeceu a direção pela parceria durante a implantação das atividades do MC Para a Paz no estabelecimento prisional.

O Grupo de Ação Afirmativa Afrodescendente (GAAA),fez uma parceria com a Susepe, na produção do Clip, que teve a colaboração do professor Ricardo Sória (Pelota) da Central Social, que realizou a captação do áudio.

O diretor da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, José Giovane Rodrigues, ressaltou o trabalho do Departamento de Tratamento Penal, realizado na PEAR. Ele aconselhou os apenados a levarem o que aprenderam com esta experiência para suas vidas lá fora. Ainda, destacou o empenho dos profissionais envolvidos no projeto.

A formatura, que iniciou às 14h, aconteceu na sede da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos.  

 

Janice Sant”Ana

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários