Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 22:28
Atualização 07.10.2016 às 14:59
Publicação 07.10.2016 às 12:23
Susepe e Ufrgs firmam parceria para atendimento veterinário a cães de guarda
Susepe e Hospital Veterinário da UFRGS
Foto de Divulgação

 

Um protocolo de cooperação firmado entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vai viabilizar atendimento médico veterinário para cães da guarda prisional. Os animais serão atendidos por médicos veterinários do  Hospital de Clínicas Veterinária (HCV)/UFRGS. Consultas com especialistas, exames complementares e cirurgia em geral contemplam a parceria.  

 A iniciativa foi intermediada pela agente penitenciária , com formação em Medicina Veterinária, Natalie Soter e a professora e vice diretora do HCV,  Stella Valle, do Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias.

A contrapartida , neste acordo, explicou Natalie, os cadáveres serão entregues para a prática de estudos , e cães cadastrados vão doar sangue para o laboratório do HCV.

 Já, no última dia 6, o banco de sangue do hospital  recebeu dos cães  450 ml por animal. Inicialmente, os doadores foram os rottweilers, a Gaia e o Apolo, ambos do Presídio Central. A periodicidade para doar sangue é de três em três meses.

Para Natalie esta cooperação, que é inédita, vai promover atendimento digno aos cães que trabalham em presídios. "Esses cães irão ajudar outros animais doentes que necessitam receber transfusão de sangue . Com isso, esta parceria torna nosso trabalho gratificante, pois eles serão atendidos com toda a estrutura de hospital", informou Natalie.

 

Apolo e Alemão durante atendimento médico hospitalar

Esta semana dois cães da Penitenciária Estadual do Jacui (PEJ), o Brutus e o Alemão passaram por consulta e um deles já tem agendado uma cirurgia , graças a esta cooperação entre as instituições.

A agente penitenciária administrativa, Vanessa Silva de Souza,  da Seção de Cães de Guarda Prisional , disse que, diariamente,  cuidam da parte burocrática da alimentação, do estado sanitário dos animais em todo os Estado.

Natalie e Vanessa são ainda responsáveis pelo cadastramento dos cães junto ao Departamento de Patrimônio/Susepe e pela microchipagem dos cães. A seção de Cães de Guarda Prisional está ligada ao Departamento Administrativo da Susepe.

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários