Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 02:19
Publicação 19.10.2016 às 15:48
Delegacia Penitenciária da Região do Vale do Rio Pardo realiza III Seminário de Política Prisional
Momentos do III Seminário de Política Prisional e Direitos Humanos
Foto de Janice Sant'Ana

A Univates de Lajeado foi palco da III edição do Seminário de Política Prisional e Direitos Humanos, na manhã da última terça-feira (18). Neste ano, o seminário teve como tema “Mulheres e o Sistema Prisional.”

O evento contou com a participação de servidores da Segurança Pública, professores, alunos da Univates e da Unisc Santa Cruz, além de representantes do Poder Judiciário e de órgãos parceiros.

A mesa das autoridades foi composta pelo delegado da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Eliseu Eugênio Ferreira, pelo diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe (DSEP), Angelo Carneiro, pelo juiz da Vara das Execuções Criminais (VEC) de Lajeado, Paulo Meneghti, pelo presidente do Conselheiro Penitenciário Estadual, Antonio Ebert, pelo presidente do Conselho da Comunidade do município, Miguel Feldens, e pela coordenadora da 3ª Conselho Regional de Educação (CRE) de Estrela, Greice Weschenfelder, que realizaram a abertura do evento.

Segundo o delegado da 8ª DPR, Eliseu Ferreira, Lajeado foi escolhido para sediar o seminário em função do tema deste ano ser voltado para as mulheres. “A escolha do mês de outubro foi também em função da campanha contra o câncer de mama [Outubro Rosa]. Além disso, será inaugurado em breve o presídio feminino no município”, disse.

O seminário tem como objetivo a conscientização de mulheres presas no Estado, havendo a necessidade de avançar a questão do tratamento penal para este público.

Para o diretor do DSEP, Angelo Carneiro, o tema do seminário este ano é de grande relevância em função do aumento do número de mulheres presas. “Devemos nos preparar para receber este novo seguimento e dar condições para que ao retornarem a sociedade tenham condições de trabalhar e não delinquir novamente, por isso a importância do tratamento penal”, comentou.

O presidente do Conselho Penitenciário do Estado, Antonio Ebert, ressaltou o profissionalismo dos psicólogos e assistentes sociais do quadro de técnico da Susepe. “Sabendo disso se pensou em fazer algo para auxiliar os profissionais da segurança prisional”, falou.

Ebert acredita que chamando a população a participar, se tem a justiça restaurativa, a religiosidade, o trabalho, e tantos outros projetos que auxiliam a tirar o preso do ócio.

A abertura da palestra ficou com a doutora de Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais, Maria Palma Wolff, que ministrou sobre o tema Direitos Humanos e as Mulheres. Na oportunidade, a professora trouxe ao conhecimento dos participantes a história dos Direitos Humanos, desde seus primórdios tempos.

A psicóloga e coordenadora do Serviço de Atendimento ao Servidor da Susepe (SASS), Rejane Kunrath, falou sobre a visão que se tem da mulher no sistema prisional, suas carências e de que forma pode-se atenuar seus problemas.

Ao final foi realizada uma roda de conversa sobre o “Cotidiano e a rotina de trabalho: mulheres na segurança pública”a A roda foi composta pela equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Lajeado (representado pela coordenadora Danielle Pimentel e pela psicóloga Gabriela Kunzer), pela Susepe (representada pela agente penitenciária Lucivânia Rigo), além de professores da Univates de Lajeado. 

 

 

Janice Sant’Ana

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários