Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 12:04
Publicação 08.12.2016 às 16:25
Reforma amplia a capacidade da Penitenciária Estadual do Jacuí

A parceria entre a Segurança Pública e o Poder Judiciário tem sido uma ferramenta valiosa nos esforços para a reestruturação do sistema prisional do Rio Grande do Sul. A reabertura de uma galeria da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), ocorrida nesta quinta-feira (07), é o mais novo exemplo deste bem sucedido trabalho em conjunto.

Localizada no pavilhão B da penitenciária, a galeria possui capacidade para 80 apenados. O espaço havia sido interditado pela Justiça em virtude da precariedade de sua estrutura. Sua reforma foi possível graças ao aporte de recursos oriundos da Vara de Execuções Criminais de Novo Hamburgo. No total, foram investidos R$ 124 mil.

Os trabalhos de reconstrução iniciaram um julho. Todos os banheiros foram reformados e a rede hidrossanitária refeita. O esgoto passou a ser individualizado por cela, facilitando, também, o monitoramento dos presos. Grades internas e externas foram reafixadas e reforçadas. As portas e o piso receberam nova pintura – o último, refeito com concreto especial desenvolvido para obras de engenharia prisional. As camas também receberam manutenção, tornando o ambiente adequado para abrigar os apenados.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, reiterou o seu apoio na busca por alternativas para a melhoria das condições estruturais dos presídios gaúchos. “Hoje, 19 estados atrasaram salários e o pagamento de fornecedores; outros 12 anunciaram que não terão como pagar o 13º salário em dia. Não podemos esperar soluções vindas apenas do Executivo. É necessário unir esforços e trabalhar com criatividade”, complementou.

Assim como o Presídio Central de Porto Alegre (PCPA), a PEJ é administrada pela Brigada Militar (BM) desde julho de 1995. Atualmente, abriga 2.330 presos no regime fechado e 81 no regime semiaberto. O efetivo mobilizado para a operação da unidade é de 172 policiais militares. “Cumprimos esta missão e prestamos os serviços com qualidade. Mesmo não fazendo parte das atribuições constitucionais da corporação, nossos servidores estão empenhados em garantir as melhores condições aos presos e aos profissionais que aqui trabalham”, assegurou o coronel Alfeu Freitas Moreira, comandante-geral da BM.

Ângelo Carneiro, diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP/Susepe), reiterou a importância das parcerias que contribuem para melhorias no ambiente prisional. "Este projeto teve êxito graças aos presos que trabalharam na obra, aos servidores da Brigada Militar que criaram o projeto e os recursos do Judiciário, que viabilizou o novo espaço".

Texto: Claiton Silva/SSP

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários