Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 10:37
Atualização 17.02.2017 às 11:24
Publicação 17.02.2017 às 10:56
Padaria do Presídio de Camaquã produz mais de 850 pães por dia
Apenado do semiaberto é responsável pela produção diária
Foto de Caroline Paiva

Logo cedo da manhã, às 6h, já é possível sentir o cheirinho de pão assando dentro das dependências do Presídio Estadual de Camaquã, na Região Sul do Estado. Depois, às 14h, a ação se repete. Estes são os horários em que as fornadas começam a ser produzidas para alimentar servidores e apenados da casa prisional.

A padaria funciona por meio de um convênio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a empresa Arnaldo Raniele e proporciona a fabricação de mais de 850 pães por dia. A empresa fornece os materiais necessários, como o forno, o freezer e os pães congelados, mas a produção fica por conta de um dos detentos do presídio.

O apenado responsável pela padaria cumpre pena no Anexo Semiaberto do estabelecimento e recebe remuneração de 75% do salário mínimo (cerca de R$ 700) pelo trabalho. De acordo com o diretor do presídio, Luiz Alberto Tavares, o alimento é entregue para todo o presídio, que possui atualmente mais de 300 homens recolhidos.

Segundo o preso L. G., o ofício da padaria foi aprendido com outro preso, que já está em liberdade, antigamente responsável pelo trabalho. Ele descongela e assa os pães, cuidando para não “passar o ponto”. “Inicio o trabalho cedo, pois é preciso atender toda a cadeia, então são feitas várias fornadas ao dia”, explica.

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários