Página Inicial
Bem-vindo
24 de Abril de 2024, 01:07
Atualização 10.04.2017 às 11:03
Publicação 07.04.2017 às 12:00
Inaugurada a Central de monitoramento eletrônico de Santa Maria
Momentos da Inauguração da Central de Monitoramento
Foto de Janice Sant'Ana

Na última quinta-feira (6), foi inaugurada a Central de Monitoramento Eletrônico no Instituto Penal de Santa Maria, que fica no mesmo complexo do Presídio Regional do município.

Agora o controle dos presos que usam tornozeleiras, ficarão sob a responsabilidade dos agentes penitenciários lotados no município,  até o dia anterior da inauguração, esta atribuição era da central em Porto Alegre.

Anteriormente a capacidade técnica era para 110 detentos em Santa Maria, a partir de agora, a capacidade de monitoramento aumenta para 550 presos. As cidades que passarão a ser monitoradas pela Central de Santa Maria irão aumentar.

Segundo o delegado Anderson Prochnow, titular da 2ª DPR,sem  a parceria do Ministério Público e do Judiciário, não seria possível  realizar esta passo tão importante para Santa Maria e região.

A Vara de Execuções Criminais (VEC) de Santa Maria e o Ministério Público, investiram aproximadamente R$ 50 mil. A Susepe  encaminhou de cinco servidores de Porto Alegre para o centro do Estado, foi com a união de todos que foi possível, a inauguração do Centro de monitoramento, disse Anderson .

O diretor adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal(DESEP), Fabrício Ragagnin, na oportunidade agradeceu a confiança do Poder Judiciário e do Ministério Público, e revela que o monitoramento demorou um curto período, mas foi bem planejado, podendo monitorar até 550 apenados, com a vinda da central para Santa Maria e os servidores terão mais conhecimento do preso e da região,revela ele.  

 Para o promotor de Justiça, César Carlan, a inauguração da Central de monitoramento em Santa Maria é uma excelente notícia, já que o sistema de tornozeleira e monitoramento é uma realidade. "Uma ferramenta que já está referendada pelo Supremo Tribunal Federal, agora temos a possibilidade de ao mesmo tempo proporcionar o desafogo do sistema penitenciário utilizando uma ferramenta moderna e eficaz no sentido de também proporcionar  a reinserção social deste apenado", disse ele.  

O juiz da Vec de Santa Maria, Fábio Wellter, cumprimentou o empenho do delegado Anderson em dar andamento neste projeto que, inicialmente, era sucinto e acabou resultando em beneficio para mais de uma região, que no seu ápice controlará mais de 550 apenados, informou ele.                                           

A coordenação da nova central está sob a responsabilidade do agente penitenciário, Alexandre Coelho e está instalada no Instituto Penal de Santa Maria na Rua Izidoro Grassi, no Bairro Medianeira.

Estiveram presentes na solenidade: O juiz Fábio Welter, o Promotor de Justiça, César Carlan, o chefe de Divisão Monitoramento Eletrônico, Lucas Rohde Maurer, o diretor adjunto Fabrício Raganin e o delegado penitenciário da 2ªDPR, Anderson Prochnow.

 

 

Janice Sant’Ana com informações do Diário de Santa Maria

Imprensa Susepe

 

 

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários