Página Inicial
Bem-vindo
16 de Abril de 2024, 14:29
Atualização 05.06.2017 às 12:48
Publicação 05.06.2017 às 12:42
Presídio Madre Pelletier sedia 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMu)
Conferência para a saúde integral da Mulher
Foto de Neiva Motta

O Presídio Estadual Madre Pelletier sediou , nesta segunda-feira (5), das 9h ao 12h, a 1° Conferência em Saúde da Mulher (CESMu) que tem o objetivo de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e para a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Participam representantes da Secretaria de Saúde, apenadas, profissionais da área, o integrantes do Departamento de Tratamento Penal da Susepe.  

As coordenadoras desta conferência são, a farmaceutica  Jussara Cony,  Carmem Oliveira, coordenadora em Saúde Mental e Gisleine da Silva, representante da Política de Saúde da Mulher. Para Jussara Cony as mulheres não são seres compartimentalizadas. "Somos trabalhadoras, somos mães e somos cuidadoras, tudo ao mesmo tempo . Somos a própria divisão  social e sexual do trabalho e, com isso,  nossos papel tem sido a causa de nosso adoecimento", enfatizou.  

As mulheres privadas de liberdade estão no contexto da diversidade humana . Estão também nos planos, a discussão das condições das mulheres trabalhadoras da Segurança Pública. "Elas também sofrem agravo pela natureza do trabalho, que é diferenciado ", disse Jussara. A diretora do Madre Pelletier Clara de Oliveira Matos ressaltou que a conferência reforça os programas de atenção à saúde da mulher." Para nós, trabalhadoras do sistema prisional, é muito importante que tenhamos ações específica de atenção à saúde integral", informou . A médica infectologista letícia Ikeda dirimiu dúvidas das apenadas sobre saúde.    

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários