Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 08:08
Atualização 07.06.2017 às 15:11
Publicação 07.06.2017 às 11:34
"Sistema penitenciário forte, passa por uma Corregedoria forte", disse corregedor geral, durante conclusão de curso para Corregedores
Entrega dos certificados de conclusão do curso foi na ACISP, auditório da ESP
Foto de Neiva Motta

 

A Escola do Serviço Penitenciário (ESP) realizou, no último dia 6, às 17h, a formatura no "Curso de Formação Específica de Corregedores Penitenciários". Os 17 certificados de conclusão foram entregues pelo diretor da ESP, Adão José Flores Filho, pelo diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) e pelo corregedor geral, Luiz Fernando Barcelos.

O evento ocorreu no auditório da ESP, localizada na ACISP- Academia Civil Integrada de Segurança Pública e contou com a presença do coordenador da ACISP, delegado Tiago Albeche.

Conforme Adão, este curso supre uma necessidade prevista na lei 12.140 que preconiza a criação do cargo de corregedor e funções dentro da Corregedoria. "Um dos requisitos é a capacitação pela ESP, que irá resgatar a qualificação de todo o quadro penitenciário", informou o diretor, que assumiu ainda no mês de maio.

Para ele, os servidores penitenciários são qualificados, além de prestar valoroso trabalho à sociedade. Tudo começa pela Escola, que é o espaço de formação." Nossa missão é árdua, recebemos pessoas de diferentes áreas de formação e temos que transformá-las em profissionais capazes de fazer este trabalho no qual a sociedade nos cobra bastante".

O corregedor geral da Susepe Luiz Fernando Barcelos agradeceu a todos os professores que ministraram aulas, "com qualidade", destacou ele.  Agora, vamos levar à prática todo este conhecimento. O  aperfeiçoamento deve ser uma constante, a atuação do corregedor penitenciário sempre foi  elogiada e cabe a nós mantermos este nível de trabalho que a gente desempenha. Em razão do sucesso deste curso, estamos já planejando em novembro promover outro que será extensivo a todos os servidores".

Barcelos disse também que a o sistema penitenciário forte, inicia por uma corregedoria forte. "Não executamos uma tarefa simpática, mas é uma função necessária", concluiu.

Na mesa de abertura : Angelo, Adão e Barcelos

Já o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), que representou a superintendente da Susepe, deu boas vindas ao novo diretor da ESP, desejando que a escola cumpra seu papel integrador com demais departamentos.

Às vezes, buscamos apoio da Corregedoria para nortear ações que preservem o efetivo andamento  da Susepe. "  já tivemos que solicitar à Corregedoria mais rigidez em determinadas situações e condutas de servidores, a correção é de extrema importância".

O diretor lembrou das dificuldades enfrentadas pelos servidores , como déficit de pessoal, estrutura etc. Mas reiterou que isso não serve de desculpas para não realizar o trabalho com comprometimento, "pois os problemas são históricos", disse.

Sobre direitos e deveres do servidor, Ângelo seguiu, "não é só de direitos que o servidor vive, ele também tem deveres como cumprimento de horário, disciplina e responsabilidade.  "Não vamos admitir servidores sem comprometimento e irresponsáveis", falou. Participou também do curso, o diretor adjunto do DSEP, Fabrício Ragagnin.

Com a carga horária de 35 h/a, as disciplinas ministradas foram :Direito Penal, Justiça Restaurativa, Direitos Humanos, Procedimento Administrativo Disciplinar , Sindicâncias e Procedimento Sumário Preliminar, Inteligência Penitenciária e Instrução Probatória.

Professores que ministraram as atividades: Marçal Ribeiro Carvalho, Vera Lúcia Biasin, Roberta Arabiane Siqueira, Luiz Felipe Targa, Mônica Pires da Silva, Luis Gonçalves e Thiago Albeche.

 

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários