Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 19:12
Atualização 02.08.2017 às 10:07
Publicação 28.07.2017 às 14:13
Operação Pulso Firme: Susepe opera extração de presos de Charqueadas
A extração mobilizou, ao total, 160 agentes penitenciários, sendo 25 do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes)
Foto de Neiva Motta/Imprensa Susepe

A extração dos 27 presos das penitenciárias de Charqueadas que fez parte da Operação Pulso Firme foi executada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários. Os trabalhos iniciaram às 23h da quinta-feira (27), na Penitenciária Estadual de Canoas 1 (Pecan 1), com a concentração dos agentes que vieram do interior do RS.

Os presos, concentrados na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), eram oriundos dos presídios de Santa Maria, Pelotas, Montenegro, também da Cadeia Pública de Porto Alegre e da Penitenciária Estadual do Jacuí. A extração mobilizou, ao total, 160 agentes penitenciários, sendo 25 do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes). O Gaes é o grupo da Susepe que atua nas intervenções e extrações de alta periculosidade e complexidade.

Às 4h desta sexta-feira (28), na Pasc, teve início a retirada de 22 dos presos. O processo foi concluído às 5h20. Já na PMEC, a ação iniciou por volta das 5h40 e foram retirados cinco presos, sendo finalizada às 6h20. Toda a operação ocorreu dentro da normalidade.


Operação iniciou já na noite de quinta-feira (27)

Foram utilizados nove furgões no transporte dos detentos, sendo alocados três presos em cada veículo. O comboio de viaturas foi composto por servidores da Susepe, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.

Segundo o diretor de Segurança e Execução Penal da Susepe, Ângelo Carneiro, após esta operação deve ser realizado um reforço no efetivo funcional, com incremento de recursos financeiros, como horas extras. “A ideia é que haja este incremento para evitar qualquer intercorrência nas casas prisionais”, comenta.

Essa grande ação é resultado também das diversas operações que a Susepe já vinha realizando nos presídios do Estado, tanto na intensificação de revistas, quanto para remoções de lideranças negativas de presos do interior. Foram mais de 15 operações nos últimos dois meses com o Gaes, além das ações periódicas e de rotina que são realizadas pelos agentes penitenciários das casas prisionais.


Susepe empregou 160 agentes penitenciários

Participaram também três agentes do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe, um da Corregedoria Penitenciária, nove da Divisão de Inteligência Penitenciária, um da Divisão de Controle Legal da Susepe, sete da 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), além de 28 da Pasc, 50 da PMEC, mais 36 servidores de diversas regiões do Estado, sendo a Divisão de Segurança e Disciplina, Região Carbonífera (9ª DPR), Região do Vale do Rio Pardo (8ª DPR), Região das Missões e Noroeste (3ª DPR), Região Central (2ª DPR), Região do Vale dos Sinos e Litoral (1ª DPR).

 

Leia mais:

Segurança Pública desencadeia a maior operação integrada da história do RS

Operação Pulso Firme: Brigada Militar trabalha na manutenção da segurança nas comunidades

 

VÍDEO:

Operação Pulso Firme transfere 27 líderes de facções criminosas do RS para presídios federais

 

 

Texto: Caroline Paiva/Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários