Página Inicial
Bem-vindo
28 de Março de 2024, 14:30
Atualização 20.10.2017 às 16:16
Publicação 20.10.2017 às 11:09
Instituto Penal de Novo Hamburgo inicia “Programa Gaúcho do Artesanato” para os apenados
Turma de quinta-feira do Instituto Penal de Novo Hamburgo
Foto de Divulgação

O Instituto Penal de Novo Hamburgo passará a desenvolver as atividades do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Social da Região 11 do Rio Grande do Sul. A iniciativa consiste incentivar a profissionalização, fomentar a atividade artesanal e oferecer qualificação aos apenados.

A capacitação de oficinas de artesanato será oferecida a 20 detentos do semiaberto, divididos em duas turmas. A oficina será todas terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, no estabelecimento. O projeto visa prestigiar o inicio e término de cada formação, tendo em vista a rotatividade para progressão de regime ou saída para trabalho externo.

Durante as oficinas, os apenados confeccionarão artesanatos, a partir da reciclagem de materiais, como tecidos, garrafas pet, pallets, correntes, argolas, dentre outros. A atividade terá o apoio do setor técnico da casa prisional, da psicóloga Kátia Andrade Biehl, e da assistente social, Rosana Lampert, também de funcionárias da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), a professora Izabel Cristina Tisott e a coordenadora, Ana Luíza Marques de Abreu.

( da esquerda para direita) psicológa Kátia Biehl, professora Izabel Cristina, coordenadora Ana Luiza, assistente social Rosana Lampert e diretor do Instituto, Rodrigo Coelho

O PGA agenciará a avaliação técnica do trabalho confeccionado pelo apenado, visando promover a confecção da carteira do artesão, graduação que lhe dá condições de expor seus trabalhos artesanais em qualquer feira estadual. Para o delegado da 1ª DPR, Sandro Roberto Soares, “atitudes e programas como esses enaltecem e fazem diferença no Instituto”.

As oficinas também prospectam aos apenados o desenvolvimento de outras competências, tais como socialização, senso de organização individual e coletiva, melhorias em relacionamentos interpessoais, respeito a diferenças, aprender a compartilhar materiais, resultados e criatividade.

 

Luana Meireles
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários