Página Inicial
Bem-vindo
29 de Março de 2024, 08:09
Atualização 09.02.2018 às 11:06
Publicação 08.02.2018 às 19:03
Representantes da Susepe participam do balanço das operações de verão da Segurança Pública em Capão da Canoa
Superintendente da Susepe, Angelo Carneiro, apresentando as ações da Susepe
Foto de Luana Meireles

Nesta quinta-feira (08), o Superintendente da Susepe, Angelo Carneiro e o delegado da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Benhur Calderon participaram do balanço das operações da Segurança Pública com a finalidade de reduzir a criminalidade no litoral do Rio Grande do Sul.

Dos 17 indicadores criminais do litoral sul e norte, 12 apresentaram redução em comparação com o ano passado. Os dados mostram que latrocínios diminuíram 80%, homicídio doloso 1,6% e abigeato 44,8%. Furto e roubo a comercio também tiveram expressiva queda, com 19,3% e 25,7%, respectivamente. Os indicadores compreendem dezembro de 2016 e janeiro de 2017 e dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

Roubo de veículos teve redução de 31,2%, com 125 casos no verão de 2017 e 86 neste ano. Os crimes envolvendo posse de entorpecentes apontaram crescimento de 33%, já tráfico de drogas reduziu 58,3%.

O secretário Cezar Schirmer salientou o avanço obtido em relação a 2017, destacando a atuação integrada das instituições. "Fico feliz em constatar que a redução nos indicadores está ligada ao trabalho em conjunto das nossas vinculadas. É o resultado do esforço daqueles que estão na ponta, garantindo a manutenção da ordem e da Segurança Pública, e da parceria estabelecida entre seus gestores", frisou.

Cada órgão apresentou as ações desenvolvidas neste veraneio e o planejamento para o resto da temporada, com ênfase no carnaval, que inicia neste final de semana. "Foi um momento de grande importância, para sabermos o que vem sendo bem sucedido e os pontos que ainda necessitam alguma atenção. O que foi exposto pelas corporações nos deixa confiantes de que atingiremos as nossas metas estipuladas, superando-as em muitos quesitos", disse o secretário adjunto da SSP, coronel Everton Oltramari.

Produtividade

Desde o início das operações de verão, foram realizadas 162 operações pela Polícia Civil e 256 prisões.  A Brigada Militar realizou 817 barreiras, resultando na fiscalização de mais de 47 mil veículos e 19 mil autuações. Além disso, 62.245 pessoas foram abordadas e 395 pessoas presas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) não registrou nenhum óbito por afogamento até o dia 31 de janeiro. Foram feitos 350 salvamentos, o que representa 66% menos do que no ano anterior. Já as ações de prevenção aumentaram 84%.

O Instituto-Geral de Perícias destacou o aumento de 4% nos atendimentos dos postos de identificação, sendo Cassino o balneário com maior registro, com 1.813 casos.

Já a Superintendência de Serviços Penitenciários reforçou seu efetivo, visando atender a demanda crescente em virtude do veraneio. A Penitenciária Modulada Estadual de Osório teve ampliação de 5,4% no efetivo carcerário do litoral gaúcho. O valor foi ainda maior para o Presídio Estadual Feminino de Torres, com 27,3%.

De acordo com o Superintendente da Susepe, Angelo Carneiro, ele enaltece “todo o processo a união entre todas as forças de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul e dos demais Poderes e também o trabalho dos nossos servidores que enfrentam todas as dificuldades com muito empenho e dedicação. Desta forma dando exemplo de êxito na execução de suas atividades”.


(Da esquerda para direita) Superintendente da Susepe, Angelo Carneiro e o Delegado da 1ª DPR, Benhur Calderon

Por Asscom/SSP e Luana Meireles/Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários