Página Inicial
Bem-vindo
19 de Abril de 2024, 19:53
Atualização 20.02.2018 às 12:57
Publicação 20.02.2018 às 10:37
Equipe de Saúde da Cadeia Pública realiza mutirão para testes da Tuberculose em presos dos Centros de Triagens
Laboratório da Cadeia Pública é referência no atendimento à saúde prisional
Foto de CPPA

 

Profissionais de saúde prisional da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) vão coletar, ao longo desta terça-feira (20), as segundas amostras dos exames de escarro para análise e diagnóstico de tuberculose em detentos.

Os materiais serão testados por uma bioquímica, que atua no laboratório instalado na CPPA. Segundo as técnicas responsáveis pela triagem de porta de entrada de tuberculose e HIV do sistema prisional, também são feitos mais de 60 exames de HIV por dia, por meio de teste rápido.

Na segunda-feira (19), a equipe de saúde prisional da CPPA organizou mutirão nos Centros de Triagem I e II com o objetivo de buscar sintomas respiratórios para tuberculose.

No CT I, com 92 presos, foram identificados cinco detidos sintomáticos. A direção da Cadeia Pública informou que também foram coletados exames específicos para tuberculose.

No CT II, 12 dos 102 presos apresentaram algum sintoma da tuberculose e, prontamente, foram encaminhados para exames. O diretor da CPPA, coronel Marcelo Gayer, explicou que, desde dezembro de 2017, três apenados estão em tratamento para tuberculose.

 

Atendimento

Os atendimentos de saúde nos Centros de Triagem I e II ocorrem diariamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) prisional, às quartas-feira, nos turnos da manhã e da tarde, contando com diversos profissionais de saúde (médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas, farmacêutico, farmacêutico bioquímico, entre outros). Em dias pré-estabelecidos, os pacientes também têm acesso à unidade, conforme necessidade.

 

 

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários